Neta X
Divulgação
Neta X


A Neta X  é uma SUV elétrica chinesa que desembarcou recentemente no Brasil e precisa conquistar seu espaço entre os concorrentes. A marca Neta Auto iniciou suas vendas no país no fim do ano passado e agora trabalha para se consolidar no mercado nacional. Entre as polêmicas envolvendo a montadora está o fato de seu compacto Aya ter obtido nota zero nos testes de colisão do Asean NCAP.

Deixando essas questões de lado, tivemos a oportunidade de testar o Neta X, um SUV médio elétrico que já tem algumas unidades rodando pelo Brasil. O modelo faz parte do portfólio da marca, assim como o Aya. A próxima etapa da empresa é negociar a construção de uma fábrica no Brasil, seguindo os passos de conterrâneas como BYD e GWM. Ainda não há definição se a unidade será construída do zero ou se a empresa fechará parceria com fabricantes locais.

Design e espaço interno

O design do Neta X segue um estilo minimalista. Na frente, os faróis são divididos e o para-choque tem uma entrada de ar discreta na parte inferior. Na traseira, as lanternas interligadas de LED dão um ar moderno, mas sem grandes diferenciais.

O interior surpreende com materiais de qualidade. A versão testada tinha acabamento caramelo com tom alaranjado, mas há opções mais discretas. O painel digital é compacto e a central multimídia de 15,6 polegadas concentra a maioria dos comandos, inclusive ajustes dos retrovisores. As unidades à venda já contam com Apple CarPlay e Android Auto.

O espaço interno é um dos pontos fortes. Com 4,62 metros de comprimento e entre-eixos de 2,77 metros, o modelo oferece bastante conforto para os passageiros. O porta-malas também agrada, com capacidade de 508 litros.

Equipamentos e desempenho

O Neta X é o SUV elétrico médio mais acessível do Brasil. Ele está disponível em três versões: 400 (R$ 194.900), 500 (R$ 204.900) e 500 Luxury (R$ 214.900). Mesmo a opção mais cara custa R$ 21 mil a menos que o BYD Yuan Plus, seu principal rival.

A lista de equipamentos inclui faróis de LED automáticos, seis airbags, carregador de celular por indução, câmera 360° e teto panorâmico. Apenas a versão topo de linha conta com assistências à condução, como frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e alerta de colisão frontal.

O motor elétrico dianteiro tem 163 cv e 21,4 kgfm de torque. A bateria de 64,1 kWh garante autonomia de 317 km, segundo o Inmetro. Já a versão de entrada tem bateria de 52,5 kWh e alcance de 258 km. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,5 segundos, com velocidade máxima de 150 km/h, ficando atrás do BYD Yuan Plus em desempenho.


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