
Um levantamento do Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados (PVU) , da Auto Avaliar, mostrou que os sedãs médios e os SUVs médios foram os modelos mais rentáveis entre os seminovos em janeiro. O retorno sobre investimento (ROI) dessas categorias foi de 98% e 92%, respectivamente, bem acima da média de outras categorias, que variou entre 65% e 72%.
Vendas desaceleram, mas lucro aumenta
O mercado de seminovos registrou uma leve desaceleração no início de 2025. O giro de estoque subiu de 33 para 38 dias, indicando um tempo maior para revenda. Porém, a margem bruta de lucro teve um avanço, atingindo 10,8%. O ticket médio dos veículos vendidos no período ficou em R$ 80.717.
Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer, explica que ainda é cedo para dizer se a rentabilidade dos sedãs médios e SUVs médios vai se manter ao longo do ano, já que o comportamento dos consumidores pode mudar conforme o cenário econômico. No entanto, ele destaca que o volume de vendas de janeiro, cerca de 901 mil unidades, foi maior que no mesmo mês de 2024, o que pode indicar um ano promissor para o setor.
O estudo também revelou que as concessionárias tiveram um Retorno sobre o investimento (ROI) médio de 65%.
Os modelos mais lucrativos
Entre os seminovos mais rentáveis de janeiro, o Tiggo 5x, da Chery, assumiu a liderança, com preço médio de R$ 103 mil, margem bruta de 11,7% e giro médio de 27 dias. O Tiggo 8, que ocupava o primeiro lugar no mês anterior, caiu para a segunda posição, com preço médio de R$ 148 mil, margem de 9,6% e giro de 31 dias. Já o Corolla, da Toyota, manteve-se em terceiro, com preço médio de R$ 131 mil, margem de 9,4% e giro médio de 32 dias.