Carregador elétrico
Agência Brasil
Carregador elétrico


Ter um carro  elétrico ou híbrido  não traz economia apenas no combustível, mas também no bolso. Isso porque 12 estados brasileiros oferecem benefícios a carros elétricos, como isenção ou desconto no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).


Onde há benefícios a carros elétricos?

O Amapá e o Distrito Federal são os melhores lugares para quem quer economizar. No Amapá, uma lei garante isenção total do IPVA para elétricos e híbridos até o fim de 2026. O Distrito Federal também não cobra o imposto para esses veículos, sem restrições de preço ou idade.

No Sudeste, São Paulo não oferece isenção, mas há desconto na alíquota para quem registra o veículo na capital. O Rio de Janeiro reduz o IPVA para híbridos (1,5%) e elétricos (0,5%). Já Minas Gerais tem uma regra complicada: só há isenção para veículos fabricados no estado com mais de um motor, o que praticamente exclui qualquer modelo disponível.

No Nordeste, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Piauí e Paraíba oferecem benefícios a carros elétricos, mas com regras diferentes. Em Alagoas, há isenção no primeiro ano e descontos progressivos nos seguintes. A Bahia isenta elétricos de até R$ 300 mil, enquanto o Piauí reduz a alíquota para 1%. Maranhão e Pernambuco não cobram IPVA de elétricos, mas mantêm o imposto para híbridos.

No Sul, apenas o Rio Grande do Sul oferece algum incentivo: elétricos são isentos de IPVA há quase 20 anos, mas híbridos pagam a alíquota normal. O Paraná não tem isenção para elétricos nem híbridos, mas sim para veículos a hidrogênio, que ainda não existem no mercado brasileiro.

Na região Norte, além do Amapá, o Amazonas reduz o IPVA para 3%. No Tocantins, há um projeto de lei em andamento para conceder isenção, mas ainda não foi aprovado.

No Centro-Oeste, apenas o Distrito Federal tem isenção para elétricos e híbridos. Os demais estados da região não oferecem benefícios a carros elétricos.

Estados como Acre, Roraima, Pará, Rondônia, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Santa Catarina não possuem nenhuma política de desconto ou isenção no IPVA para elétricos ou híbridos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!