Hyundai
Divulgação
Hyundai


Hyundai segue investindo na transformação digital e expandiu o uso da plataforma SoftExpert para sua unidade no Alabama, nos Estados Unidos. Desde dezembro de 2024, a Hyundai Motor Manufacturing Alabama (HMMA) passou a utilizar a solução para automatizar a gestão da qualidade, beneficiando cerca de 5 mil usuários. A tecnologia, desenvolvida pela SoftExpert, empresa especializada em soluções de conformidade e compliance empresarial, já está presente na Hyundai desde 2017 e tem otimizado processos na unidade brasileira em Piracicaba (SP).


Expansão da digitalização na Hyundai

No Brasil, a adoção da SoftExpert começou pela gestão de documentos na área da qualidade. O processo digitalizou mais de 3.500 documentos inicialmente, um número que hoje ultrapassa 5.000, cobrindo 31 setores da empresa. Antes, o controle era feito manualmente, com uso de planilhas e tarefas demoradas. Agora, a Hyundai conta com dados centralizados na nuvem, acessíveis em tempo real, proporcionando maior eficiência e governança.

Outro avanço importante foi a criação do Portal Minha Ideia Brilhante, dentro da plataforma SoftExpert, para gerenciar sugestões inovadoras dos colaboradores. O sistema já recebeu mais de 4 mil ideias, tornando o processo de registro e aprovação mais rápido e integrado a mais de 2.800 funcionários.

“Todas as rotinas manuais passaram a ser realizadas via tecnologia. Planilhas e trocas de e-mails foram substituídas por um portal personalizável, com mensagens automáticas e maior visibilidade das ações”, explica Libele Silva, responsável pelo Programa Minha Ideia Brilhante da Hyundai Brasil.

Nos Estados Unidos, a primeira fase da implementação da SoftExpert na Hyundai HMMA foca na automatização da gestão de documentos. A solução garantirá que os 5 mil colaboradores tenham acesso rápido aos documentos essenciais, além de otimizar aprovações e preenchimentos de formulários de solicitação. Os documentos serão integrados ao sistema global da Hyundai, o Halo, usado no chão de fábrica, e também ao ERP SAP.

Na segunda fase, a digitalização incluirá tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) para transformar documentos físicos em arquivos digitais. O escopo também será ampliado para Ações Corretivas e Preventivas (CAPA) e Auditorias da Qualidade, reduzindo controles manuais e tornando a operação mais ágil e integrada.

"A solução permitirá um acesso rápido e eficiente aos documentos, garantindo automação nos fluxos de aprovação e maior integração com os sistemas globais da Hyundai", afirma Kelson Lunardelli, CEO da SoftExpert EUA.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!