SP terá 649 novos radares
Fernando Frazão/Agência Brasil
SP terá 649 novos radares

As  rodovias do estado de  São Paulo passarão por um aumento considerável no número de radares, conforme o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) assinou a ordem de serviço para a instalação de 649 novos equipamentos. A previsão de conclusão é até o mês de maio.

Atualmente, o estado conta com 536 radares em operação, a maior parte deles localizados em rodovias concedidas, enquanto o restante está presente na malha viária gerida diretamente pelo DER. A Polícia Militar Rodoviária também realiza fiscalização com radares portáteis.

Com a instalação dos novos dispositivos, o total de radares nas rodovias paulistas alcançará a marca de 1.185, responsáveis por monitorar e controlar a velocidade dos veículos. Os pontos de instalação ainda podem ser alterados, com base em estudos técnicos para garantir a segurança viária.

As localizações exatas dos novos radares serão divulgadas no site do DER, após a conclusão da instalação. Os equipamentos serão instalados em trechos não concedidos da malha paulista, que estão sem fiscalização de velocidade desde 2021.

Critérios para a escolha dos locais e tipos de radares

O DER mapeou os locais para a instalação dos radares com base em diversos critérios, como o índice de acidentes, as características geométricas da via, a alta velocidade praticada e a presença de pontos críticos, como travessias de pedestres e áreas de fauna.

Os radares auxiliam no respeito aos limites de velocidade, melhoram o tempo de reação dos condutores e atenuam a gravidade dos impactos, já que a reação tardia e a velocidade são causas frequentes de acidentes.

Em 2024, o estado de São Paulo registrou um número elevado de mortes no trânsito, com 6.099 óbitos, representando um aumento de 12% em relação ao ano anterior, conforme dados da plataforma Infosiga.

Os novos equipamentos serão capazes de contar os eixos dos veículos, gerando dados estatísticos. As informações serão transmitidas em tempo real para uma central do DER. A opção foi por dois modelos específicos de radares.

O DER optou por não utilizar o radar Doppler, que mede a velocidade média dos veículos. Os modelos escolhidos são o Fixo-Redutor, instalado em áreas urbanas com display de velocidade, e o Fixo-Controlador, utilizado em trechos rurais sem display.

O radar Fixo-Redutor será instalado em áreas urbanas, onde há maior concentração de pedestres e ciclistas, e contará com um display que exibirá a velocidade do veículo no momento da passagem. O Fixo-Controlador será utilizado em áreas rurais.

A medição será feita por meio de um laço indutivo instalado sob o pavimento, garantindo a precisão da fiscalização. A fiscalização será constante e precisa, com o objetivo de coibir o excesso de velocidade.

Histórico da fiscalização e distribuição regional

O número de radares diminuiu em 2021, quando os contratos anteriores terminaram. A fiscalização passou a ser feita pela Polícia Militar Rodoviária, com radares portáteis. A licitação do governo anterior foi revista.

Radar móvel
Divulgação/PRF
Radar móvel

Um novo processo licitatório foi aberto em 2023. Quatro empresas venceram a licitação, arrematando os 14 lotes regionais. O valor total dos contratos é de R$ 83,7 milhões. As estradas da região metropolitana terão 124 radares.

A região de Campinas também terá muitos radares, com 85 novos equipamentos. As demais regiões do estado também receberão os novos radares, distribuídos da seguinte forma: Taubaté (66), Rio Claro (61), Itapetininga (49).

Presidente Prudente (43), Cubatão (43), Assis (34), São José do Rio Preto (34), Ribeirão Preto (30), Bauru (29), Barretos (22), Araraquara (15) e Araçatuba (14). A rodovia SP-055 terá muitos radares.

Serão 41 novos pontos de fiscalização. O corredor Mogi-Dutra terá 25 novos equipamentos. A rodovia Raposo Tavares contará com 22 novos radares. A Luiz de Queiroz terá 16 novos equipamentos de medição.

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