
A ANP interditou duas distribuidoras de combustíveis na cidade de Senador Canedo, em Goiás, por descumprimento da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel. A ação faz parte do combate às irregularidades na venda de óleo diesel B.
As empresas que foram alvos da ação, Petroworld Combustíveis S/A e Gol Combustíveis S.A., tiveram suas operações suspensas nacionalmente. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Fazenda do Estado de Goiás.
ANP aponta fraudes na adição de biodiesel
A investigação revelou que as distribuidoras apresentavam discrepâncias nas movimentações e estoques declarados de combustíveis, além de estoques incompatíveis com a capacidade física de suas bases.
O problema pode estar ligado a emissões fraudulentas de notas fiscais, ocultação de movimentações e vendas irregulares, resultando no descumprimento da adição obrigatória de 14% de biodiesel ao diesel.
As empresas estão impedidas de operar até que esclareçam a origem dos estoques excedentes e a destinação dos produtos. Segundo a ANP, o combate às fraudes no setor continuará como prioridade em 2025, com intensificação das fiscalizações e penalizações rigorosas contra distribuidoras que descumprirem as normas.