Salvador será terceira capital a ter motofaixas no Brasil
Rovena Rosa/Agência Brasil
Salvador será terceira capital a ter motofaixas no Brasil

A primeira motofaixa de  Salvador entrou em operação nesta segunda-feira na Avenida Mário Leal Ferreira, conhecida como Avenida Bonocô. O espaço, destinado à circulação de motociclistas, foi implantado nos dois sentidos da via, entre as faixas 1 e 2, a partir do canteiro central.

A motofaixa é demarcada com linhas tracejadas nas cores azul e branco. Apesar da inclusão deste novo espaço, cada sentido da avenida manterá quatro faixas para circulação de veículos. Por determinação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a velocidade máxima na Bonocô será reduzida para 60 km/h.

Nos primeiros 30 dias, a fiscalização será realizada em fase de testes para que os condutores se habituem ao novo limite. Mesmo com o espaço segregado, os motociclistas devem respeitar a velocidade estabelecida para a via.

Experiência em outras capitais

Salvador junta-se a São Paulo e Recife como as únicas capitais autorizadas pela Senatran a implementar motofaixas. São Paulo foi pioneira, com o projeto piloto implantado em janeiro de 2022 em importantes avenidas como a 23 de Maio e Bandeirantes.

Em São Paulo, a velocidade máxima permitida nas faixas azuis também é de 60 km/h. Um levantamento da Prefeitura paulistana indicou que os sinistros até outubro de 2024 caíram 22% em comparação com o ano anterior nos trechos onde existe a sinalização.

Recife recebeu autorização para implantar o projeto da Faixa Azul em setembro de 2024, mas ainda não o implementou. A capital pernambucana planeja instalar a motofaixa na Avenida Recife, em um trecho de 1,6 km nos dois sentidos.

Desafios e perspectivas

A implementação das motofaixas enfrenta desafios, como a necessidade de adequação legal, já que a "Faixa Azul" não existe no Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, há preocupações com o excesso de velocidade e a necessidade de campanhas de conscientização.

Nos dois primeiros meses de 2025, Salvador registrou 464 acidentes com motos, resultando em 11 mortes. Em 2024, foram 3.063 acidentes envolvendo motos, com 84 óbitos, representando 59% do total de mortes no trânsito da capital baiana.

A frota de motocicletas em Salvador cresceu significativamente nos últimos anos. De 2020 a 2025, o número de motos emplacadas aumentou de 160.661 para 216.338, um crescimento de quase 35%. Só em 2024, foram emplacadas 16.851 novas unidades na capital.

Outras cidades, como Rio de Janeiro e Distrito Federal, estão estudando implementações similares, indicando uma tendência nacional na adoção dessa estratégia viária para melhorar a segurança e mobilidade dos motociclistas.

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