
Os faróis de neblina estão desaparecendo dos carros modernos, e isso não é por acaso. A tecnologia avançada dos faróis de LED está tornando esse equipamento obsoleto, já que os novos sistemas de iluminação oferecem um facho de luz mais eficiente, cobrindo melhor a via e dispensando a necessidade dos antigos faróis auxiliares.
Faróis de LED substituem os faróis de neblina
A ausência dos faróis de neblina tornou-se evidente no Volkswagen Tera, mas essa tendência já estava presente em outros modelos da marca, como Polo, T-Cross e Nivus reestilizados, além do Tiguan e Jetta. O mesmo acontece com marcas premium como BMW, Mercedes-Benz, Volvo e Audi, que eliminaram os faróis de neblina de seus modelos mais recentes.
É importante diferenciar faróis de neblina das lanternas de neblina, que são as luzes vermelhas intensas na traseira do carro, projetadas para aumentar a visibilidade em condições adversas. Já os faróis de neblina frontais, antes comuns, serviam para iluminar a parte baixa da estrada e auxiliar a visibilidade em situações de neblina densa.
O avanço dos faróis de LED revolucionou o setor automotivo. Eles iluminam melhor, alcançam distâncias maiores e possuem fachos mais precisos do que os antigos faróis halógenos. Nos modelos mais sofisticados, como o Polo GTS, os faróis de LED matriciais garantem uma iluminação de até 170 metros, superando com folga o alcance dos faróis convencionais.
A principal função dos faróis de neblina sempre foi iluminar as laterais da via e melhorar a visibilidade do motorista em condições adversas. No entanto, os novos faróis de LED já cumprem esse papel de forma mais eficiente. A precisão do facho luminoso cobre tanto a área frontal quanto as laterais da faixa de rodagem, tornando os antigos faróis de neblina dispensáveis.