
A GM bloqueou Apple CarPlay e Android Auto em elétricos, impedindo o uso dessas tecnologias em seus novos veículos. A decisão, que começou com a exclusão do suporte em 2023, agora se estende a qualquer tentativa de adaptação. A montadora afirma que a mudança visa oferecer uma experiência "mais integrada e avançada" por meio do Android Automotive, sistema operacional do Google que permite maior controle sobre o veículo. No entanto, muitos consumidores demonstraram insatisfação, especialmente aqueles que preferem a conectividade direta com seus smartphones.
A White Automotive & Media Services lançou um kit em novembro, permitindo que Apple CarPlay e Android Auto em elétricos da GM fossem ativados. O sistema oferecia conectividade tanto com fio quanto sem fio, mas exigia instalação especializada, disponível apenas na concessionária LaFontaine Chevrolet, em Plymouth, Michigan.
Pouco tempo depois, o retrofit foi descontinuado. O site GM Authority informou que a White Automotive retirou o produto do mercado, alegando uma série de fatores que tornaram sua continuidade inviável.
Como funcionava o retrofit?
O kit utilizava o próprio sistema de infoentretenimento do veículo para ativar Apple CarPlay e Android Auto em elétricos da GM. Com isso, as plataformas operavam diretamente na tela do carro, simulando um recurso nativo de fábrica. Em modelos equipados com displays maiores, como o Blazer EV, com sua tela de 18 polegadas, toda a interface do sistema era utilizada.
Além disso, o kit oferecia integração com outras funções do veículo. Em modelos com HUD (head-up display), por exemplo, era possível exibir direções do Apple Maps no campo de visão do motorista. Os aplicativos também podiam enviar informações para o painel de instrumentos, aumentando a funcionalidade do retrofit.