
O câmbio automático conquistou o coração dos brasileiros, relegando os veículos manuais a um passado distante. Com o avanço tecnológico e a ampliação da variedade de modelos, essa transmissão está agora na maioria dos carros novos disponíveis. Entretanto, muitos motoristas ainda cometem deslizes que podem prejudicar o funcionamento do sistema e acarretar altos custos de manutenção.
Para evitar esses contratempos, conheça os erros frequentes e aprenda como assegurar maior longevidade ao câmbio automático.
Trocar de marchas enquanto o carro se move afeta o câmbio
Uma das ações mais prejudiciais para o câmbio automático é mudar de D para R sem ter o carro totalmente parado. Esse hábito pode provocar solavancos e desgaste acentuado nos componentes internos, elevando a probabilidade de danos sérios na transmissão.
O mesmo se aplica a engatar a posição P antes de o veículo estar completamente imóvel. Essa prática pode danificar o pinhão de estacionamento e causar sua ruptura. Embora a alteração de D para N enquanto o carro avança seja menos crítica, deve ser evitada, pois diminui a eficácia do freio motor e pode sobrecarregar o sistema de freios.
Evite descer ladeiras em neutro
Outro erro recorrente é colocar o câmbio automático na posição N (neutro) ao descer serras e inclinações. Ao contrário do que alguns acreditam, isso não resulta em economia de combustível. Além do mais, o motor deixa de ajudar na frenagem, o que pode causar superaquecimento dos freios e colocar a segurança em risco. O ideal é usar modos apropriados, como L ou S, que proporcionam um melhor controle da velocidade.
Não tente dar partida em um carro automático empurrando
Enquanto nos veículos manuais, dar a partida "no tranco" pode ser uma solução rápida para problemas com a bateria, nos carros automáticos essa prática pode causar sérios danos à transmissão. O ideal é utilizar cabos de chupeta ou recarregar a bateria de outras maneiras.
A manutenção preventiva é fundamental
Os câmbios automáticos foram feitos para ter uma vida útil longa, mas isso não significa que não precisam de cuidados. É importante checar o nível do fluido da transmissão regularmente, pois vazamentos ou contaminações podem afetar seu desempenho. Algumas montadoras afirmam que o óleo pode durar toda a vida útil do carro, mas o mais seguro é seguir as orientações do manual do proprietário.
Excesso de peso prejudica a transmissão
Transportar carga além do limite recomendado é um problema para qualquer tipo de veículo, mas nos carros com câmbio automático, isso pode ser ainda mais danoso. O peso extra aumenta a pressão sobre peças como freios, suspensão e transmissão, acelerando o desgaste desses componentes.
Deixe a marcha em D ao parar no semáforo
Muitos motoristas pensam que mudar o automático para N quando param no semáforo diminui o desgaste do sistema. No entanto, as transmissões automáticas atuais foram projetadas para ficarem em D durante paradas breves. Somente se a espera for muito longa, como em um engarrafamento extenso, pode ser útil colocar em N.
A maneira certa de estacionar um carro com câmbio automático
Para não prejudicar o câmbio automático, o ideal é seguir esta ordem ao estacionar seu carro:
- Pressione o pedal do freio até o fim.
- Ative o freio de mão (ou freio de estacionamento).
- Tire o pé do freio com cuidado, permitindo que o carro se ajuste.
- Só então coloque a alavanca na posição P.
- Assim, o freio de estacionamento segura o carro, aliviando a pressão na transmissão e prevenindo o desgaste.
Como dar a partida e sair com um carro automático sem erros
Para engatar as marchas do câmbio automático do jeito certo:
- Retire a alavanca da posição P (Parking).
- Mova para a posição N (Neutro).
- Desative o freio de mão.
- Coloque na posição D (Dirigir).
- Fazendo assim, você evita solavancos no sistema.
Entenda o que cada letra quer dizer no câmbio automático
Os câmbios automáticos têm algumas posições que são padrão:
- P (Parking ou Estacionamento): Para estacionar, bloqueando as rodas.
- D (Drive ou Dirigir): Para fazer o carro andar para frente.
- R (Reverse ou Ré): Para engatar a marcha ré.
- N (Neutral ou Neutro): É o ponto morto, sem força nas rodas.
- L (Low ou Baixa): Em certos modelos, serve para ladeiras muito íngremes.
- 1, 2, 3: Limitam qual a marcha mais alta que o câmbio vai usar.