Volkswagen Taos chega no Porto de Vitória
Volkswagen/Divulgação
Volkswagen Taos chega no Porto de Vitória

A Volkswagen já traçou uma nova rota para as suas operações logísticas no Brasil. A empresa trouxe mais de 30 unidades do SUVW Taos, fabricado em General Pacheco, na Argentina, que desembarcaram nesta segunda-feira (31), no Porto de Vitória, no Espírito Santo. Um novo lote do modelo está previsto para chegar em maio.

“A Volkswagen do Brasil é a maior fabricante de automóveis do País, com mais de 25,8 milhões de unidades produzidas. Além do volume fabricado localmente, as importações também são estratégicas para os negócios da marca, contribuindo para que o nosso portfólio seja o mais completo do mercado”, afirma Fábio Freccia, diretor de Logística da Volkswagen na Região SAM (América do Sul).

Freccia destaca que Vitória será a porta de entrada de modelos importantes, incluindo volumes do Novo Jetta GLI, produzido no México, que chegará em 2025 ao mercado brasileiro como um dos lançamentos fundamentais da nova ofensiva de 16 novos carros até 2028.

Crescimento nas importações e exportações

Em 2024, a Volkswagen do Brasil importou 33.597 unidades, um aumento de 22% em relação a 2023. A Argentina foi responsável por 86% das importações, com destaque para os modelos Taos e Amarok, enquanto o México forneceu o Jetta GLI e o Tiguan Allspace.

No setor de exportação, a Volkswagen registrou um crescimento expressivo em 2025. Nos dois primeiros meses do ano, foram 19.368 unidades exportadas, um aumento de 117% em relação ao mesmo período de 2024. A Argentina segue como principal destino, absorvendo 59% dos embarques, seguida por México e Chile.

O Volkswagen Polo lidera as exportações, com 8.595 unidades enviadas em 2025, seguido por Saveiro, T‑Cross e Nivus.

Impacto econômico e estratégico

Para a Volkswagen, a expansão das operações portuárias reforça a competitividade da marca no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento regional e otimizando a distribuição de veículos. O vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, destacou a importância da operação para a economia local, ressaltando a infraestrutura portuária do estado como um diferencial para a atração de grandes empresas.

Além de Vitória, a Volkswagen mantém operações nos portos de Santos (SP), Paranaguá (PR) e Suape (PE), movimentando milhares de veículos anualmente. Em 2024, apenas pelo Porto de Paranaguá, a empresa transportou 46.126 veículos, representando 43,79% do total de operações de veículos no terminal paranaense.

Com a ampliação das rotas de importação e exportação, a Volkswagen busca tornar seu modelo logístico mais eficiente e sustentável, consolidando sua posição como uma das maiores exportadoras do setor automotivo brasileiro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!