
Amarelado, esbranquiçado ou com riscos: os painéis e faróis dos carros costumam denunciar o tempo — e, muitas vezes, o mau uso de produtos de limpeza. Embora muita gente recorra a truques ou tutoriais da internet, a verdade é que boa parte das soluções caseiras pode trazer mais prejuízos.
Para entender como preservar essas peças sensíveis e recuperar o brilho original, o Portal iG Carros entrevistou o especialista em estética automotiva, Bruno Gouveia. Ele alerta que o maior vilão nem sempre é o tempo, mas o descuido com produtos e técnicas inadequadas.
Poeira por dentro do painel
Segundo Bruno, muitos painéis e faróis sofrem com a entrada de poeira pela vedação deficiente de fábrica, especialmente em veículos que rodam em estradas de terra ou em condições adversas. O acúmulo, quando atinge o interior do acrílico, exige a remoção da lente e uma limpeza minuciosa.
"Não pode ser qualquer pano", explica Bruno. “Microfibras de má qualidade ou muito gastas arranham o acrílico. O ideal é usar um pano de microfibra específico, que não solta fiapos nem risca.”
Produtos certos
Para a parte interna do painel, o especialista recomenda sempre um limpa-vidros de qualidade, sem oleosidade ou solventes, que evite reflexos indesejados e rastros na superfície.
Já na parte externa dos faróis, que costuma acumular insetos e resíduos da estrada, a limpeza deve ser feita com um shampoo automotivo ou com um APC (All Purpose Cleaner) de base alcalina — sempre diluído corretamente para não agredir o acrílico.
“Nada de misturinha com pasta de dente ou produto doméstico. Isso pode manchar, amarelar ou até corroer a peça”, afirma.
Quando a limpeza caseira não dá conta

Resolver o problema em casa é uma das principais causas de danos irreversíveis, como explica Bruno:
“Muita gente vê vídeo na internet e começa a lixar o farol, mas sem técnica ou as ferramentas corretas. O resultado: o farol fica todo marcado, com riscos profundos. Às vezes, nem o polimento resolve.”
Quando o amarelado é superficial, um polimento técnico com proteção adequada costuma devolver a transparência do acrílico. Mas, em casos mais graves — como o uso de produtos com solventes agressivos — a única solução pode ser a troca da peça.
Dica valiosa, mas que muitos esquecem
Depois da limpeza e correção, é fundamental proteger o acrílico com produtos hidro-repelentes, que evitam o acúmulo de sujeira e reduzem a necessidade de fricção constante. O ideal, segundo o especialista, é contar com um profissional para essa etapa.
“Cada material tem um comportamento diferente. Estudamos o material antes de qualquer procedimento. Painéis, black piano, faróis… todos precisam de abordagens específicas.”
O perigo invisível dos panos e pincéis
Além dos produtos químicos, o tipo de pano ou pincel usado pode comprometer o resultado. “Evite panos vendidos em trio por preço baixo, que arranham e soltam fiapos”, orienta.
No caso de pincéis, opte por modelos ultra macios, similares aos usados em maquiagem, especialmente para superfícies sensíveis como o acrílico ou black piano.
Bruno finaliza com um alerta para quem está prestes a se aventurar na limpeza por conta própria:
“Se você limpou e continua vendo manchas, oleosidade ou reflexo, pare. Procure um profissional com capacitação técnica que tenha responsabilidade com o seu patrimônio. Pode ser um carro popular ou premium, o cuidado tem que ser o mesmo.”