Modelos ID. Buzz AD circulam em testes urbanos com identidade visual conjunta de Volkswagen, MOIA e Uber em Los Angeles.
Divulgação/Uber
Modelos ID. Buzz AD circulam em testes urbanos com identidade visual conjunta de Volkswagen, MOIA e Uber em Los Angeles.

A Volkswagen firmou acordo com a Uber para testar um serviço de transporte com veículos autônomos nos Estados Unidos. A operação utilizará a minivan elétrica ID. Buzz AD, com início dos testes programado para o final de 2025.

O lançamento comercial ocorrerá em 2026, com estreia em Los Angeles e expansão prevista para outras cidades norte-americanas.

Durante os testes e nas fases iniciais da operação, funcionários humanos permanecerão ao volante, como medida de segurança. A montadora afirma que isso só acontecerá após a aprovação das autoridades reguladoras.

“Cada etapa será realizada somente após o recebimento das aprovações regulatórias necessárias”, informou a Volkswagen.


Tecnologia e cronologia do ID. Buzz AD

O ID. Buzz AD é desenvolvido desde 2021. Os testes começaram em Munique e foram posteriormente estendidos para Hamburgo, ambas na Alemanha.

Em 2023, o modelo passou a incorporar automação de Nível 4, segundo os parâmetros da SAE, após uma atualização tecnológica viabilizada por meio de parceria com a Mobileye.

Esse nível de automação permite que o veículo opere de forma totalmente autônoma em áreas específicas, sem necessidade de intervenção humana, embora ainda exija supervisão em fases de testes ou fora de domínios operacionais definidos.

A configuração inclui 13 câmeras, nove sensores LIDAR, cinco radares e sistemas redundantes de frenagem, direção e alimentação elétrica.

O plano conduzido pela unidade do Grupo Volkswagen dedicada à mobilidade autônoma prevê a ampliação progressiva da frota para outras regiões dos Estados Unidos ao longo da próxima década.

No país norte-americano, o ID. Buzz ainda mantém presença limitada. Foram vendidas 1.162 unidades em 2024, ano de estreia do modelo no mercado estadunidense. No primeiro trimestre de 2025, o número de unidades embarcadas alcançou 1.901.

A iniciativa acompanha a tendência da indústria automotiva de integrar eletrificação e condução autônoma em soluções de mobilidade urbana.

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