
O fundador e chairman da GWM , Jack Wey, reuniu-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira em Pequim, durante a visita oficial do mandatário brasileiro à China, para discutir os planos de produção da montadora no Brasil.
Durante o encontro, Wey confirmou que a empresa iniciará oficialmente sua produção em território brasileiro em julho de 2025, com três modelos saindo das linhas de montagem da fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo.
O primeiro veículo a ser produzido será o SUV híbrido Haval H6, ainda este ano, seguido pela picape média Poer e pelo SUV de sete lugares Haval H9, ampliando o portfólio de produtos fabricados localmente pela montadora chinesa.
A planta brasileira terá capacidade inicial para produzir 50 mil unidades por ano, com planos de expansão gradual para 100 mil veículos anualmente, conforme revelou o chairman da empresa durante a reunião com o presidente brasileiro.
Geração de empregos e novos investimentos
A operação da GWM no Brasil deve gerar pelo menos 800 empregos diretos até o final de 2025, com projeção de alcançar mais de 2 mil postos de trabalho diretos quando a fábrica atingir sua capacidade máxima de produção.
Além da fabricação de veículos, o Brasil se tornará um centro de pesquisa e engenharia da montadora, impulsionando o desenvolvimento das cadeias locais de fornecimento e fortalecendo o setor automotivo nacional.
A GWM também confirmou seu segundo ciclo de investimentos no país durante o Fórum Empresarial Brasil-China, que contou com a participação de empresários e autoridades dos dois países em Pequim.
Após investir R$ 4 bilhões para lançar a marca e reativar a fábrica de Iracemápolis, a montadora chinesa anunciou aporte adicional de R$ 6 bilhões entre 2027 e 2032 para expandir suas operações no Brasil.
O investimento total chegará a R$ 10 bilhões em dez anos, recursos que serão destinados à criação de empregos qualificados e ao desenvolvimento de veículos utilizando tecnologia automotiva avançada, especialmente para o mercado brasileiro.
Durante o encontro, Jack Wey também apresentou ao presidente Lula alguns dos modelos que serão fabricados no Brasil, incluindo o Tank 300, um SUV híbrido off-road recém-lançado no mercado brasileiro com boa aceitação em seu segmento.
O chairman da GWM aproveitou a ocasião para convidar o presidente brasileiro a participar da cerimônia de inauguração da fábrica de Iracemápolis, cuja data será anunciada em breve, e presenteou Lula com uma miniatura do Haval H6.
A montadora chinesa também planeja utilizar o Brasil como base para expandir sua presença na América Latina, consolidando a importância estratégica da operação brasileira dentro dos planos globais da empresa.