
O ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica, que morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, era fã incondicional do Volkswagen Fusca.
Uma das unidades do modelo ficou marcado por ser o veículo do político, numa demonstração de simplicidade. Nada de carros elegantes, mas um bom e velho Fusca 1987.
Em 2014, o Pepe revelou que um árabe ofereceu a ele US$ 1 milhão — equivalente a mais de R$ 5,6 milhões —, para ter o veículo. A resposta do político foi clara: não!
"Sempre gostei de Fuscas", afirmou Mujica em seu programa de rádio "Fala o presidente".
A proposta já foi até mais gorda, o ex-embaixador do México, Felipe Enríquez, ofereceu 10 picapes 4x4 para ter a unidade da Volkswagen, mas a resposta foi a mesma da oferta anterior.
Para o ex-político uruguaio, o Fusca era símbolo de austeridade presidencial. E com ele, dirigiu até o fim da vida.
Em 2023, por exemplo, Pepe deu uma volta na Zona Rural de Montevídeo com presidente Luiz Inácio Lula da Silva como carona.
Além do icônico modelo azul, Mujica tinha uma segunda unidade do Fusca guardado da garagem: “Com o passar dos anos, nos apaixonamos pelos Fuscas”, dizia Pepe.
E como era o modelo?
O Volkswagen Fusca utilizado por José Mujica é equipado com motor 1.6, capaz de entregar 67 cavalos de potência e 14 kgfm de torque. Atinge velocidade máxima de 144 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 17 segundos.
De fábrica, o modelo registrava consumo médio de 7 km por litro na cidade e 9 km por litro na estrada, com tanque de 45 litros e autonomia estimada em 405 km. A transmissão é manual, com quatro marchas.
Com 4,20 metros de comprimento, 1,54 metro de largura e 1,48 metro de altura, o Fusca dispõe de um porta-malas dianteiro com 150 litros de capacidade.