
Um vídeo que circula nas redes sociais tem impressionado internautas pela eficiência de um novo tipo de guincho implementado em São Caetano do Sul (SP). O equipamento, capaz de remover um veículo estacionado irregularmente em apenas um minuto, representa uma evolução tecnológica no sistema de reboques da cidade.
Adotado desde o ano passado pela administração municipal, o guincho importado da Alemanha utiliza um mecanismo que dispensa o movimento das rodas do veículo durante a remoção, diferentemente dos modelos tradicionais utilizados na maioria das cidades brasileiras.
Como funciona o sistema
O processo de remoção é surpreendentemente simples e rápido. O guincho estaciona paralelamente ao veículo irregular, quatro garfos semelhantes aos de empilhadeiras prendem os pneus do automóvel e, em seguida, o carro é içado até a plataforma do reboque.
A tecnologia resolve um problema comum nos guinchos convencionais, que precisam arrastar veículos abandonados ou podem danificar carros muito baixos durante o processo de remoção. O novo sistema preserva a integridade dos automóveis ao evitar o contato com o solo.
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de São Caetano do Sul afirma que os novos equipamentos trazem duplo benefício: maior segurança para os veículos guinchados, que ficam preservados durante a remoção, e melhor fluidez no trânsito, graças à rapidez do procedimento.
Apesar das vantagens técnicas e da repercussão positiva do vídeo nas redes sociais, a prefeitura não realizou campanhas de conscientização ou avisos prévios aos moradores sobre a implementação dos novos guinchos na cidade.
Confira a seguir um vídeo do guincho em ação: