
A Ford anunciou na última semana quatro novos recalls que afetam 333.016 veículos nos Estados Unidos. Os alertas envolvem diferentes falhas técnicas em SUVs e picapes das linhas Expedition, Lincoln Navigator, Bronco, Ranger e F-150.
A informação consta em documentos apresentados à Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA).
Perda na capacidade de frenagem
O maior recall concentra-se em 273.789 unidades dos modelos Ford Expedition e Lincoln Navigator, anos 2022 a 2024. De acordo com a montadora, há risco de perda da capacidade de frenagem em razão de vazamentos de fluido nos freios dianteiros.

A falha foi atribuída à possibilidade de a tubulação ter sido danificada durante a instalação do motor.
A fabricante relatou que apenas 1% da frota pode apresentar o problema, que se manifesta por aumento no curso do pedal ou queda repentina do fluido de freio.
Ainda segundo a fabricante, não houve feridos ou acidentes relacionados, embora 45 relatos de garantia tenham sido registrados.
A correção consiste em inspeção e eventual substituição gratuita da tubulação comprometida.
Travas de segurança e falta de parafuso
Outro recall envolve unidades do Ford Bronco 2024. A falha afeta o funcionamento das travas de segurança infantil na porta traseira esquerda.

Conforme detalhado pela montadora, um desvio na tolerância de nivelamento comprometeu o encaixe da trava, o que permite que a porta seja aberta por dentro mesmo quando o mecanismo de segurança está ativado.
As concessionárias deverão verificar o sistema e realizar a substituição, se necessário. Nenhum incidente foi registrado.
Além disso, 46 veículos dos modelos Bronco e Ranger, também do ano 2024, foram incluídos em um terceiro recall por ausência ou soltura de parafusos que fixam o banco do motorista.
A falha infringe normas federais de segurança veicular e compromete a proteção em caso de colisão. A solução prevista é a verificação e reinstalação dos quatro parafusos exigidos.

O último alerta envolve 9.181 picapes Ford F-150 do ano-modelo 2025. Segundo a fabricante, os fixadores do eixo intermediário inferior podem ter sido instalados de forma inadequada, que gera risco de desconexão da direção.
Os motoristas afetados podem notar ruídos na coluna e folga na direção. A inspeção e o reaperto ou substituição dos fixadores serão feitos sem custos.
Recall se tornaram recorrentes
Com exceção do caso que envolve o sistema de freios, os demais recalls abrangem lotes reduzidos de produção. Ainda assim, os sucessivos alertas mantêm a Ford sob vigilância quanto à qualidade de montagem.
A empresa afirma que sistemas de monitoramento mais avançados têm permitido isolar rapidamente falhas em lotes específicos, como demonstrado pelo número limitado de veículos impactados em dois dos recalls mais recentes.