Frio pode prejudicar diversos componentes do carro
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Frio pode prejudicar diversos componentes do carro

A primeira grande frente fria de 2025, com avanço previsto para o final de maio, deve derrubar as temperaturas em várias regiões do Brasil, especialmente no Sul e Sudeste.

Com isso, aumenta a preocupação com o desempenho do motor e da bateria de veículos particulares, já que o frio intenso compromete o funcionamento de sistemas mecânicos e elétricos.

O frio torna o óleo lubrificante mais denso, o que exige mais esforço do motor de partida e, consequentemente, da bateria.

Em cidades onde as mínimas se aproximam dos 10°C ou menos, a atenção a esses componentes se torna essencial para evitar panes logo nas primeiras horas do dia.

Partida a frio ainda preocupa

Mesmo com o avanço da tecnologia embarcada, grande parte da frota brasileira ainda depende de sistemas convencionais de partida a frio.

Tanquinho de partida a frio não pode ser esquecido no inverno
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Tanquinho de partida a frio não pode ser esquecido no inverno

Carros flex, em especial, contam com um pequeno reservatório auxiliar de gasolina — conhecido como “tanquinho” — cuja função é facilitar a ignição quando o etanol apresenta baixa volatilidade.

É comum esquecer o abastecimento do tanquinho, o que pode causar acúmulo de borra e entupimento. A gasolina deve ser trocada a cada três meses, no caso da comum, ou a cada seis, se aditivada.

Manutenção da bateria deve ser prioritária

A bateria é o componente mais exigido em dias frios. Verificar o estado da carga e o funcionamento do alternador é indispensável antes da chegada do inverno.

A recomendação inclui evitar ligar equipamentos elétricos antes da partida, como faróis e sistema de som, além de evitar o acionamento constante do motor em congestionamentos.

A prática de pressionar o pedal da embreagem durante a partida também é eficaz, pois desacopla o motor da transmissão e reduz o esforço exigido da bateria.

Lubrificação e ar-condicionado

Temperaturas baixas também influenciam a viscosidade do  óleo do motor.

Óleos com especificações mais leves, indicados pelo fabricante para uso em clima frio, garantem melhor circulação nas primeiras voltas do motor.

Filtros de óleo e de ar, se obstruídos, dificultam ainda mais o desempenho.

Ar-condicionado ajuda durante o frio
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Ar-condicionado ajuda durante o frio

Ainda que menos utilizado no inverno, o sistema de ar-condicionado deve ser ligado regularmente, mesmo que por poucos minutos.

A prática previne o ressecamento de dutos e a proliferação de fungos e bactérias nos filtros.

Além disso, o  ar-condicionado desempenha papel essencial na remoção da umidade dos vidros em dias chuvosos ou de neblina.

Estacionamento em local coberto faz diferença

Deixar o carro pernoitando ao relento, especialmente em regiões de serra ou com registros de geada, compromete ainda mais a performance do motor pela manhã.

Sempre que possível, é recomendado o uso de garagens cobertas ou proteção com capas automotivas térmicas.

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