
A joint venture SAIC-GM, responsável pelas operações da Chevrolet, Buick e Cadillac na China, considera encerrar as atividades da marca Chevrolet no país asiático. A decisão surge após seis anos consecutivos de retração no volume de vendas.
Dados do China EV DataTracker mostram que a Chevrolet comercializou 640 mil unidades na China em 2018. O número despencou para 168.588 veículos em 2023, representando queda drástica no período de cinco anos.
Em 2024, a marca registrou 52.774 unidades vendidas, representando declínio de 68,7% em relação ao ano anterior. Entre janeiro e abril de 2025, foram comercializadas apenas 5.314 unidades, queda de 75,9% comparado ao mesmo período de 2024.
Média mensal despenca de 54 mil para 1,3 mil carros
A média mensal de vendas da Chevrolet na China era de 54.300 veículos em 2018. Atualmente, esse número caiu para aproximadamente 1.300 unidades por mês, sendo 80% das vendas concentradas no sedã Monza.
O portal chinês Zaker reporta que diversos projetos da marca foram suspensos devido à crise. Entre eles estão um SUV elétrico, um utilitário de porte maior e uma nova geração do TrailBlazer.
Lu Xiao, gerente-geral da SAIC-GM, declarou que a empresa não abandonará a Chevrolet. A queda nas vendas é atribuída à limitada oferta de produtos eletrificados e à concorrência de marcas locais chinesas.
A possível saída da China pode afetar produtos brasileiros como Onix e Tracker, desenvolvidos em parceria entre as engenharias brasileira e chinesa.