
O que era para ser uma simples despedida acabou inspirando uma das conversões mais inusitadas do setor automotivo funerário no Brasil.
Uma Harley-Davidson Ultra Glide Limited 2017 foi transformada em triciclo para cortejos, levando estilo, engenharia e reverência à cultura das duas rodas para além da vida.
A adaptação foi feita pela Carros Funerários Procópio, de Cianorte (PR), a pedido da Ossel Assistência, de São Caetano do Sul (SP), que desejava oferecer uma despedida marcante a motociclistas apaixonados.
“Nosso cliente nos procurou para transformar uma HD em funeral e nos demonstraram o que viram nos EUA, que era uma moto original com um sidecar. Dissemos que poderíamos fazer a transformação, mas com um conceito totalmente novo”, explicou Kennedy Silva, diretor comercial da Procópio, em entrevista exclusiva ao Portal iG Carros.
Projeto inédito e desafios sobre três rodas
Acostumada a transformar modelos como Porsche Panamera, Jeep Commander e Mercedes-Benz GLB, a empresa paranaense encarou a primeira conversão de uma motocicleta. E o desafio foi grande.
A estrutura foi totalmente redesenhada para dar lugar a uma cápsula de 2,20 metros de comprimento por 85 cm de largura, que transporta a urna com estabilidade e elegância.

“Transformar uma motocicleta em triciclo funeral car foi inédito. Buscamos parceria com uma oficina especialista em Harley-Davidson, a Barracuda Motorcycles, também do Paraná”, contou Silva.
“A parte de transmissão e suspensão traseira para um triciclo que foi alongado 1050 mm foi o maior desafio técnico.”
Além de reforçar o chassi, a empresa instalou seis amortecedores traseiros e reposicionou o eixo traseiro — importado dos Estados Unidos da Frankenstein Trikes — de forma que suportasse o novo peso e mantivesse o equilíbrio visual.
O desenvolvimento levou 14 meses, tempo necessário para projetar e fabricar a cápsula em fibra de vidro a partir de moldes exclusivos.
Preço de exclusividade e planos para o futuro
O custo da transformação gira entre R$ 350 mil e R$ 400 mil, sem considerar o valor da moto, que precisa ser uma Ultra Glide Limited entre os anos de 2017 e 2021.

Apesar de tecnicamente possível adaptar outros modelos, a escolha por uma Harley não foi aleatória.
“Nosso foco é na HD por se tratar de um ícone mundial do segmento de motos com muitos apaixonados mundo afora”, explicou Silva.
A estreia do modelo foi na Exponaf 2025, principal feira do setor funerário, em Campinas (SP).
“Já temos novas consultas, mas nossa meta é vender exclusividade e transformar uma unidade por ano nessa versão”, disse o executivo.

Para a Procópio, mais que uma novidade de catálogo, a criação consolida a posição da empresa como referência em inovação no segmento.
“Representa o quanto somos ilimitados no que nos propomos fazer criando a primeira HD triciclo limousine funerário do mundo"
Ao final da conversa, ao ser provocado a resumir o projeto em uma única palavra, Kennedy Silva não hesita:
“MAFNÍFICO.”