
A Citroën confirmou nesta segunda-feira (18) que a sigla XTR, estreada em 2006, estará de volta à sua frota nas novas linhas: Citroën C3 e Citroën Aircross.
“A escolha do nome remete à versão aventureira da marca nos anos 2000, mas traz detalhes e itens inéditos que poderão ser conferidos em breve” , anunciou a Citroën em nota oficial.
A marca francesa não informou a data de lançamento nem os valores dos novos veículos.
Surgimento

No início dos anos 2000, os modelos aventureiros eram febre no mercado. A resposta da Citroën aos concorrentes foi o lançamento do C3 XTR, cuja fabricação permaneceu ativa entre 2006 e 2012. Ou seja, o modelo foi a estratégia da empresa para não contar com um catálogo desatualizado.
Durante os primeiros anos de fabricação, o C3 XTR possuía para-choque preto e racks de teto, possibilitando o transporte de bicicletas, pranchas de surf e outros equipamentos esportivos.
O aventureiro da Citroën contava com trio elétrico, sistema de ar-condicionado, aparelhagem de som com CD Changer e controle no volante.
O C3 XTR ainda era equipado com frisos laterais – que protegem os carros de pequenos impactos – e rodas de liga leve.
Vale destacar que essa versão também carregava freios ABS e dois airbags dianteiros em suas configurações de segurança.
Transição

Em 2012, a Citroën lançou Aircross, classificado como um crossover compacto de apelo aventureiro, derivado do C3 Picasso.
Ele trazia suspensão elevada, estepe externo e detalhes off-road, mas não era um SUV tradicional, e sim um monovolume com roupagem robusta.
Na época, competia com o Fiat Idea Adventure e buscava rivalizar com o Ford EcoSport, que tinha proposta mais próxima de SUV compacto.
Com isso, o C3 XTR perdeu espaço e foi retirado de linha, já que o Aircross assumiu o papel de opção aventureira da marca.
Enquanto o EcoSport oferecia tração dianteira ou 4x4 em algumas versões, o Aircross mantinha apenas tração dianteira, reforçando sua vocação para o uso urbano.
Assim, ficou marcado como um carro prático e estilizado, mas sem pretensões reais de fora de estrada.
Expectativas
Apesar da Citroën não ter revelado detalhes sobre os novos modelos, existem expectativas sobre as suas configurações e os seus visuais.
Em fotografias divulgadas pela Stellantis, conglomerado automobilístico do qual a Citroën faz parte, é possível ver o emblema XTR nas traseiras dos dois modelos.

O novo C3 XTR deve manter o motor 1.0 Firefly já conhecido, mas com um visual mais aventureiro. A ideia é diferenciá-lo pelo estilo, com rodas escurecidas, rack de teto e detalhes externos exclusivos, sem mudanças profundas na parte mecânica.
Já o Aircross XTR deve apostar no motor 1.0 turbo de 130 cv com câmbio CVT, reforçando seu papel como SUV compacto da linha.
A versão trará um pacote visual robusto e, pela primeira vez, perde o “C3” no nome, sendo chamado apenas de Aircross.
Por dentro, o C3 XTR deve ganhar toques jovens, com bancos diferenciados, emblemas da versão e acabamentos coloridos.
A lista de equipamentos deve incluir itens já vistos em outras versões, mas com alguns detalhes exclusivos para reforçar a identidade aventureira.
O Aircross XTR, por sua vez, pode trazer elementos mais sofisticados, como central multimídia completa, iluminação especial e até novos recursos de conforto e segurança.