Emblema XTR na traseira do veículo
Divulgação/Citroën
Emblema XTR na traseira do veículo

A Citroën confirmou nesta segunda-feira (18) que a sigla XTR, estreada em 2006, estará de volta à sua frota nas novas linhas: Citroën C3 e Citroën Aircross.  

“A escolha do nome remete à versão aventureira da marca nos anos 2000, mas traz detalhes e itens inéditos que poderão ser conferidos em breve” , anunciou a Citroën em nota oficial. 

A marca francesa não informou a data de lançamento nem os valores dos novos veículos.

Surgimento

Citroën C3 XTR
Divulgação/Citroën
Citroën C3 XTR


No início dos anos 2000, os modelos aventureiros eram febre no mercado. A resposta da Citroën aos concorrentes foi o lançamento do  C3 XTR, cuja fabricação permaneceu ativa entre 2006 e 2012. Ou seja, o modelo foi a estratégia da empresa para não contar com um catálogo desatualizado. 

Durante os primeiros anos de fabricação, o C3 XTR possuía para-choque preto e racks de teto, possibilitando o transporte de bicicletas, pranchas de surf e outros equipamentos esportivos.

O aventureiro da Citroën contava com trio elétrico, sistema de ar-condicionado, aparelhagem de som com CD Changer e controle no volante. 

O C3 XTR ainda era equipado com frisos laterais – que protegem os carros de pequenos impactos – e rodas de liga leve. 

Vale destacar que essa versão também carregava freios ABS e dois airbags dianteiros em suas configurações de segurança.


Transição 

Citroën Aircross
Divulgação/Citroën
Citroën Aircross


Em 2012, a Citroën lançou  Aircross, classificado como um crossover compacto de apelo aventureiro, derivado do C3 Picasso. 

Ele trazia suspensão elevada, estepe externo e detalhes off-road, mas não era um SUV tradicional, e sim um monovolume com roupagem robusta.

Na época, competia com o Fiat Idea Adventure e buscava rivalizar com o Ford EcoSport, que tinha proposta mais próxima de SUV compacto. 

Com isso, o C3 XTR perdeu espaço e foi retirado de linha, já que o Aircross assumiu o papel de opção aventureira da marca.

Enquanto o EcoSport oferecia tração dianteira ou 4x4 em algumas versões, o Aircross mantinha apenas tração dianteira, reforçando sua vocação para o uso urbano. 

Assim, ficou marcado como um carro prático e estilizado, mas sem pretensões reais de fora de estrada.

Expectativas

Apesar da Citroën não ter revelado detalhes sobre os novos modelos, existem expectativas sobre as suas configurações e os seus visuais.

Em fotografias divulgadas pela Stellantis, conglomerado automobilístico do qual a Citroën faz parte, é possível ver o emblema XTR nas traseiras dos dois modelos.

Emblema XTR
Divulgação/Citroën
Emblema XTR


O novo C3 XTR deve manter o motor 1.0 Firefly já conhecido, mas com um visual mais aventureiro. A ideia é diferenciá-lo pelo estilo, com rodas escurecidas, rack de teto e detalhes externos exclusivos, sem mudanças profundas na parte mecânica.

Já o Aircross XTR deve apostar no motor 1.0 turbo de 130 cv com câmbio CVT, reforçando seu papel como SUV compacto da linha. 

A versão trará um pacote visual robusto e, pela primeira vez, perde o “C3” no nome, sendo chamado apenas de Aircross.

Por dentro, o C3 XTR deve ganhar toques jovens, com bancos diferenciados, emblemas da versão e acabamentos coloridos. 

A lista de equipamentos deve incluir itens já vistos em outras versões, mas com alguns detalhes exclusivos para reforçar a identidade aventureira.

O Aircross XTR, por sua vez, pode trazer elementos mais sofisticados, como central multimídia completa, iluminação especial e até novos recursos de conforto e segurança. 

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