
A fabricante norte-americana Harley-Davidson confirmou o primeiro campeonato mundial de corrida exclusiva para motocicletas bagger . A Harley-Davidson Bagger World Cup ocorrerá em parceria com a MotoGP.
O anúncio foi realizado em coletiva de imprensa no Red Bull Ring , na Áustria, e ainda revelou que a competição terá início em março de 2026. A primeira edição se juntará ao Mundial de Motovelocidade e percorrerá os Estados Unidos , Itália , Holanda , Reino Unido , Espanha e Áustria .
As motocicletas participantes da Harley-Davidson Bagger World Cup irão sofrer alterações em sua configuração e estrutura para atingir maiores desempenho e agilidade.
Detalhes

A agenda da competição está dividida em 12 provas separadas em 6 rodadas .
- Primeira etapa – Circuito das Américas, nos Estados Unidos: 27 a 29 de março;
- Mugello, na Itália: 29 a 31 de maio;
- Assen, na Holanda: 26 a 28 de junho;
- Silverstone, no Reino Unido: 7 a 9 de agosto;
- MotorLand Aragón, na Espanha: 28 a 30 de agosto;
- Última etapa – Red Bull Ring, na Áustria: 18 a 20 de setembro
-
Ao todo, a Harley-Davidson Bagger World Cup 2026 contará com seis equipes , cada uma com dois pilotos.
As motocicletas escolhidas para o evento são do modelo Road Glide , que pesa aproximadamente 280 kg e é equipado com motor superior a 200 cv de potência e 25 kgf.m de torque.
A velocidade máxima das motocicletas poderá ultrapassar 300 km/h .
Todos esses detalhes são válidos, pelo menos, para a primeira edição da competição.
Autoridades
Em maio deste ano, ocorreu a primeira demonstração pública da Harley-Davidson Bagger World Cup 2026. O Grand Prix da França, em Le Mans , foi o palco escolhido pelos organizadores, que receberam reações positivas tanto da imprensa quanto do público-alvo.
De acordo com o diretor-esportivo da Dorna Sports, que detém os diretores da MotoGP, Carlos Ezpeleta, “a Harley-Davidson Bagger World Cup vai expandir o nosso público e enriquecer os fins de semana de corrida com uma experiência única, conectando o universo MotoGP a uma das marcas mais icônicas do mundo” .
Já para a fabricante norte-americana Harley-Davidson, representada pelo CEO Jochen Zeitz, o evento poderá “desafiar os limites” das suas motos e também dos seus pilotos em uma “arena global” .