BMW RC-SBK-M
Divulgação/BMW
BMW RC-SBK-M

A BMW  e a Alpha Racing anunciaram a RC-SBK-M, uma versão exclusiva da BMW M 1000 RR, utilizada pelo piloto turco Toprak Razgatlioglu, vencedor da corrida 1 do Mundial de Superbike

A parceria entre as empresas tem o seguinte funcionamento: a BMW fica responsável por desenvolver e fabricar as motocicletas  utilizadas em competição, já a Alpha Racing forma a equipe participante e oferece a preparação e suporte técnico.

A RC-SBK-M é um modelo de edição limitada e chama atenção não somente pelo visual, mas por sua configuração. 

O lançamento da BMW foi construído a partir de uma M 1000 RR de produção, ou seja, o modelo utilizado por Toprak, porém sem as otimizações para uso em corrida profissional.

O grande diferencial é que a RC-SBK-M é equipada com os componentes de mais alta performance, o que a torna tão exclusiva. A novidade não se limita à inspiração visual, mas também ao desempenho.

A fabricante alemã quer oferecer ao seu público mais seleto uma experiência de pilotagem competitiva, algo que poucas motocicletas comerciais conseguem dispor. 

A BMW, no entanto, ressalta que a configuração da sua nova motocicleta é totalmente alinhada aos regulamentos do WorldSBK, o campeonato mundial de corrida de superbike. 

Valor

BMW RC-SBK-M. Foto: Divulgação/BMW
Detalhes da roda da BMW RC-SBK-M. Foto: Divulgação/BMW
Painel da BMW RC-SBK-M. Foto: Divulgação/BMW


O modelo é limitado não só pela quantidade de unidades, mas também pelas garagens em que será guardado

A RC-SBK-M será vendida por € 149 mil (mais de R$ 950 mil), fora os impostos. O lançamento é cerca de cinco vezes mais caro que a M 1000 R padrão.

A BMW deixa claro que a RC-SBK-M é uma motocicleta para pilotos particulares, que têm interesse em competições, e para colecionadores.

Configuração

BMW RC-SBK-M
Divulgação/BMW
BMW RC-SBK-M

Confira detalhes técnicos da RC-SBK-M:

  • Motor: Type 3.1 Race Kit, montado à mão pela BMW
  • Potência: 250 cv (34 cv a mais que a versão de rua)
  • Carenagem: fibra de carbono exposta da Ilmberger
  • Peso: 166 kg (a seco)
  • Rodas: forjadas pela OZ
  • Freios: pinças Brembo GP4-PR com discos flutuantes de 335 mm
  • Suspensão: garfo de competição Öhlins RVP25-30, e amortecedor traseiro Öhlins RSP40
  • Escapamento: sistema completo Akrapovic 4:2:1

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