
Após 18 anos de produção, a japonesa Nissan encerrou oficialmente a fabricação do GT-R R35 , com a última unidade montada este mês na fábrica de Tochigi, no Japão .
O modelo, conhecido pelo apelido de “Godzilla” , marcou a história da marca desde o seu lançamento em dezembro de 2007 e somou quase 48 mil exemplares produzidos ao longo dessa trajetória.
A unidade final é um Premium T-Spec na cor Midnight Purple , entregue a um cliente japonês, sem a destinação para museus.
Essa informação reforça a estratégia da Nissan de encerrar o ciclo do esportivo de forma direta .
O GT-R R35 se destacou desde a sua estreia por unir desempenho de supercarro a soluções avançadas de engenharia, incluindo: motor V6 3.8 biturbo, tração integral e câmbio de dupla embreagem.
Chegou a ser oferecido, inicialmente, com 480 cv de potência, mas o modelo chegou a 600 cv nas versões Nismo.
Além disso, um detalhe que marcou a sua produção foi a montagem artesanal dos motores , feita individualmente por mestres artesãos conhecidos como takumi.
Vale destacar que, ao longo dos anos, o carro também conquistou reconhecimento por seus tempos em pistas como Nürburgring, na Alemanha, o que o transformou em referência entre veículos esportivos de alto desempenho .
Razão

O fim da sua produção foi motivado principalmente pelas alterações regulatórias globais
.
O modelo da Nissan deixou a Austrália em 2021 por não atender às novas normas de impacto lateral. Além disso, saiu da Europa em 2022 devido a exigências mais rígidas de ruído.
Já na América do Norte, a Nissan encerrou as suas vendas em 2024 com séries especiais de despedida.
O Japão foi o último mercado a manter o carro ativo, mas agora também encerrou pedidos, marcando o fim definitivo da geração R35.
Segundo Ivan Espinosa, presidente e CEO da Nissan, “após 18 anos notáveis, o R35 GT-R deixou uma marca duradoura na história automotiva. Seu legado é um testemunho da paixão da nossa equipe e da lealdade de nossos clientes” .
Futuro
Apesar do encerramento, a Nissan já indicou que o nome GT-R seguirá no futuro
.
A expectativa é de que o seu sucessor, chamado extraoficialmente de R36 , adote algum nível de eletrificação, seja híbrido ou totalmente elétrico.
A Nissan apresentou em 2023 o conceito Hyper Force , um supercarro 100% elétrico, que pode servir de base para o próximo capítulo da linha.
Embora ainda não exista data oficial, projeções apontam para um possível lançamento até 2030, quando o “Godzilla” deverá renascer em nova configuração.