Novo T-Roc oferece pistas sobre o futuro do Nivus e T-Cross

Montadora planeja família de híbridos para o Brasil

VW T-Roc
Foto: Divulgação/Volkswagen
VW T-Roc

A Volkswagen revelou imagens e detalhes da segunda geração do T-Roc , que será apresentada oficialmente no Salão de Munique , na Alemanha, em setembro. Apesar do modelo não ser vendido no Brasil, traz novas revelações para o mercado nacional

Em entrevista à revista Autocar, do Reino Unido, Thomas Schäfe, CEO da montadora, anunciou que a nova geração seguirá usando a plataforma modular MQB 37 .

Já no Brasil, a base para os novos T-Cross e Nivus será chamada MQB Hybrid .

Vale destacar que o projeto do T-Roc passará por adaptações para dar origem à segunda geração do Nivus no Brasil , cujo protótipo híbrido já foi flagrado em testes no país. 

Ou seja, a nova geração do chamado “SUV do Golf” , que é popular na Europa, servirá de base para a família de híbridos que a prepara para o Brasil a partir de 2027

O objetivo é nacionalizar a tecnologia eletrificada e aplicá-la em modelos estratégicos da marca, ampliando a oferta de SUVs compactos e médios com foco em eficiência energética .

A Volkswagen irá lançar e abrir as vendas da segunda geração do T-Roc em novembro deste ano no mercado da Europa. 

Vale destacar que a montadora não informou qual será o seu valor. Mas, para se ter ideia, atualmente, o modelo é comercializado na Alemanha a partir de € 30.065  (cerca de R$ 190 mil) .

Além disso, segundo a fabricante alemã, versões do T-Roc devem chegar às lojas somente em 2026.

Configuração

VW T-Roc
Foto: Divulgação/Volkswagen
VW T-Roc


A nova geração do T-Roc será disponibilizada em duas versões confirmadas com motor 1.5 TSI Evo2 a gasolina, com 116 cv ou 150 cv . Ambas utilizam o sistema híbrido leve de 48V , que auxilia no consumo sem oferecer tração elétrica, e são combinadas ao câmbio automatizado DSG de sete marchas.

Em 2026, a  Volkswagen ainda irá oferecer uma versão 2.0 TSI mild-hybrid , com tração 4MOTION , que será mais potente e com a estimativa de até 190 cv, também com caixa DSG de 7 marchas.

Foto: Divulgação/Volkswagen
VW T-Roc


O porta-malas tem a capacidade para 475 litros . Já as suas rodas são de até 20 polegadas. Além disso, o seu coeficiente de arrasto aerodinâmico é de 0,29.

A Volkswagen afirmou ainda que o novo T-Roc terá o comprimento de 4,37m, enquanto a distância entre-eixos será de 2,63m.


Visual e sistema

Foto: Divulgação/Volkswagen
Traseira do novo VW T-Roc



A segunda geração do T-Roc estreia com um design reformulado , trazendo faróis mais estreitos e interligados. Dessa forma, a grade frontal tradicional foi dispensada. 

Nas versões mais completas, o conjunto óptico passa a ser do tipo matricial, o que reforça a modernidade do SUV.

Na traseira, o destaque vai para as lanternas totalmente unidas, agora com o logotipo da Volkswagen iluminado por LEDs. O caimento do teto é mais acentuado, transmitindo uma pegada de cupê, enquanto um filete de aço escovado percorre a parte superior da carroceria, realçando o aspecto sofisticado.

Já o seu interior combina praticidade e tecnologia , embora mantenha predominância de plásticos nos acabamentos. 

Foto: Divulgação/Volkswagen
Interior do novo VW T-Roc


A central multimídia tem formato flutuante, disponível em telas de 10,4 ou 12,9 polegadas , enquanto o painel de instrumentos digital possui 10 polegadas e pode ser complementado por um head-up display.

O console também mudou: a alavanca de câmbio foi substituída por um seletor atrás do volante . Em seu lugar, ficam agora uma base de carregamento por indução e um comando giratório que concentra ajustes de som, iluminação e modos de condução.

Foto: Divulgação/Volkswagen
Interior do novo VW T-Roc


Entre os equipamentos de segurança, o T-Roc apresenta: pacote Adas com controle de cruzeiro adaptativo, alerta de frenagem, monitor de ponto cego e assistente de permanência em faixa. 

Uma novidade é a capacidade de trocar de faixa de forma autônoma , bastando acionar a seta.

Outro recurso inédito é o assistente de estacionamento com memória , que grava a manobra realizada pelo motorista e pode reproduzi-la ao contrário para sair da vaga. 

Já a versão topo de linha se diferencia pelo sistema de som premium assinado pela Harman Kardon, elevando o seu nível de sofisticação.