
A Ford Motor anunciou nesta terça-feira (17) que cortará 1.000 empregos em sua fábrica em Colônia, na Alemanha, que produz carros elétricos, devido à baixa demanda por veículos a bateria na Europa.
As reduções se juntam aos 4.000 empregos que a Ford afirmou no ano passado que pretendia subtrair em toda a Europa até o fim de 2027, incluindo fábricas na Alemanha e Reino Unido, como parte de um plano de reorganização mais amplo da montadora.
Da mesma forma de outras fabricantes na Europa, a Ford encara uma crescente concorrência de rivais chinesas, mesmo com as tarifas impostas pela União Europeia no ano passado.
A BYD, maior fabricante de veículos elétricos do mundo, promoveu uma grande investida na Europa, com veículos elétricos e híbridos que permanecem acessíveis.

Remanejando seu capital, a Ford planeja inaugurar sua primeira fábrica europeia na Hungria ainda neste ano.
No anúncio de cortes de empregos desta terça-feira (17), a montadora ressaltou que os motoristas europeus não estavam comprando tantos veículos elétricos, conforme projeção da empresa, que esperava um consumo maior do que o estabelecido até esse momento.
Essa projeção fez com que a empresa inaugurasse o seu Centro de Veículos Elétricos, na cidade de Colônia, na Alemanha, próximo das fronteiras com Bélgica e Países Baixos, há apenas dois anos.
A Ford atribuiu parte do atraso à falta de investimento em infraestrutura de recarga e à escassez de investimentos governamentais por parte da governança alemã.