
A Citroën emitiu uma ordem de parada imediata para os modelos C3, ë-C3, C3 Aircross e ë-C3 Aircross no Reino Unido.
A medida foi tomada após a descoberta de que o conjunto do pedal de freio em algumas unidades pode não atender às especificações e causar perda da frenagem.
Segundo a Stellantis, todos os proprietários receberão veículos de substituição até que os carros sejam inspecionados e corrigidos.
O recall também envolve o Vauxhall Frontera, ainda não entregue a clientes, e deve ser concluído até meados de outubro.
Especialistas apontam atraso em reparos de recalls anteriores, como o dos airbags Takata.
Modelos afetados
O alerta vale exclusivamente para veículos com volante à direita, fabricados sobre a plataforma Smart Car.
A falha pode levar à perda da capacidade de frenagem, embora o freio de estacionamento eletrônico e a frenagem automática de emergência (AEB) continuem operando.
A Fiat informou que os modelos Grande Panda e Grande Panda Electric não foram impactados.
O novo Vauxhall Frontera, incluindo a versão elétrica, compartilha o mesmo conjunto de pedal e foi listado na campanha.
Como o SUV ainda não chegou às concessionárias, as unidades serão reparadas antes da entrega.
A Stellantis afirmou que está mobilizando a rede de fornecedores e revendedores para acelerar a correção.
Histórico recente de recalls
Esse é o terceiro aviso de stop-drive emitido pela Stellantis no Reino Unido em menos de seis meses.
Em junho, cerca de 130 mil carros — entre C3, C4, DS3, DS4, DS5 e C-Zéro — foram convocados após a morte de uma motorista na França, provocada pela explosão de um airbag Takata.
Leitores ouvidos pela revista Autocar relataram frustração com a lentidão nos reparos anteriores: um cliente disse esperar há seis semanas pela devolução do veículo.
Apesar das críticas, a Stellantis declarou estar “totalmente comprometida em agir de forma rápida, transparente e responsável” para resolver tanto o caso do pedal quanto o dos airbags.