
Mais uma vez a Stellantis se viu forçada a paralisar a produção de alguns modelos com vendas abaixo do esperado na Europa e Estados Unidos . O principal é o Alfa Romeu Tonale, que teve a busca reduzida em 42%, embora a marca tenha comemorado um crescimento geral de 33% em emplacamentos na Europa.
Nos Estados Unidos, a Alfa Romeo registrou uma queda geral de 34% no primeiro semestre de 2025, com os três modelos apresentando grandes déficits:
- Giulia recuou 32%
- Stelvio, 40%
- Tonale, 28% .
Juntos, os três somaram apenas 3.164 unidades vendidas.
O Dodge Hornet encolheu ainda mais, recuando 52%, para 5.647 unidades vendidas. Apresentando semelhanças, tanto o Tonale quanto o Hornet usam a plataforma Small Wide do Jeep Compass , com a distância entre eixos de 2,63 m.

Mediante a falta de interesse pelo Tonale, a Stellantis vai interromper a produção na fábrica de Pomigliano, no sul da Itália, entre 29 de setembro e 10 de outubro . O Dodge Hornet também e montado exportado para os Estados Unidos nessa fábrica.
O facelift do Tonale, considerado uma carta na manga pela montadora, está previsto para os próximos meses, podendo ajudar na virada de expectativas para 2026.
Conforme informado pela Reuters, o Fiat Panda de terceira geração, produzido em Pomigliano, também terá suas linhas paradas entre 29 de setembro e 6 de outubro . Essa não é a primeira vez que sua produção é paralisada por vendas abaixo da expectativa.
A Stellantis mantém o modelo em linha, mesmo após o lançamento do novo Grande Panda, em 2024. A Dataforce aponta a queda de 5% neste ano na Europa, saindo de 89.307 para 84.793 modelos vendidos entre janeiro e agosto.
Fábrica na França também vai parar
A produção do Opel Mokka e do DS3, da Citroën, também será paralisada entre 13 e 31 de outubro . Ambos veículos são produzidos na unidade de Poissy, região metropolitana de Paris.
No geral, a performance da Stellantis na Europa não tem sido a esperada pela empresa em 2025. Conforme a ACEA (Associação Europeia dos Fabricantes de Automóveis), as vendas regrediram 8,1% até julho, recuando para 1.192.746 unidades .
Ainda segundo os dados, Opel/Vauxhall, Citroën, Fiat, DS e Lancia estão com números desanimadores. Todavia, Peugeot, Jeep e Alfa Romeo registram alta na comparação com 2024.