
Projetado por Harley Earl, chefe de design e vice-presidente da General Motors em 1940, o Futurliner foi criado como o olhar da montadora para o futuro, com equipamentos como TV, micro-ondas e som estéreo décadas antes de se popularizarem no mundo.
Chegando a pesar mais de 12 toneladas, com um motor Detroit Diesel de 120 cv, o veículo foi desenhado com 19 portas e 8 rodas em 2 eixos, o que o tornava um display de exposição.
Isso foi necessário devido ao peso, todavia, suas bombas hidráulicas tinham falhas devido ao grande esforço para virar o conjunto de rodas.
Cada roda tinha um conjunto de freio, mas que não dava conta do recado. Uma das unidades acabou batendo na traseira do outro, tornando a distância mínima de 90 metros de um modelo para o outro.

Das 12 unidades produzidas, restaram 9, uma delas vendida por US$ 4,1 milhões em 2006, o equivalente a aproximadamente US$ 35 milhões atualmente, ou mais de R$ 186 milhões.
Na frente do modelo, um logo da GM dourado era visto de longe, além do conjunto de faróis com 4 peças. Para subir no Futurline, existiam duas portas na frente com uma escada, que levava direto para a cabine.
Apesar da grandiosidade, cada unidade só tinha lugar para 3 passageiros e ainda contava com um sistema de iluminação que se erguia no teto do veículo.
O motor tinha 2 tanques de diesel com capacidade de 170 litros cada, e chegava à velocidade de 64 km/h nos primeiros modelos. Porém, a partir de 1953, o modelo ganhou um novo motor GMC 302 ci de 6 cilindros, além de uma nova caixa de marchas, pulsando-o até 80 km/h
Parade of Progress
A história dos Futurliner começa junto à Feira Mundial de Nova York de 1939, que, entre suas inovações, apresentava as primeiras televisões e o nylon. Os modelos haviam sido construídos especialmente para o evento, contudo, mais tarde, percorreram a estrada na caravana “Parade of Progress” .

As 12 unidades, junto a 32 veículos de apoio, realizaram a caravana com 150 paradas entre os Estados Unidos e Canadá. A primeira durou pouco mais de um ano, iniciando em 1940 e parando em 1941, devido à Segunda Guerra Mundial.
Porém, em 1953, ela foi retomada. Com o retorno, alguns temas novos, como, por exemplo, em 1955, uma linha menor de montagem foi construída dentro de um dos Futurliner e foi chamada de “A Car is Born” .
Em 1956, a caravana foi encerrada e um dos motivos, ironicamente, foi a crescente popularidade da televisão, tecnologia promovida pela própria Futurliner. Cálculos indicam que a Parade of Progress alcançou aproximadamente 13 milhões de pessoas em quase 300 cidades.