
O Citroën Basalt, SUV compacto produzido no Brasil, recebeu zero estrela nos testes de segurança do Latin NCAP, divulgados nesta terça-feira (14).
O modelo, avaliado com quatro airbags, obteve 39% de proteção para adultos, 58% para crianças e 53% para pedestres. A estrutura do habitáculo foi classificada como instável e incapaz de suportar maiores cargas.
De acordo com o relatório do programa, o Basalt apresentou bom desempenho em alguns pontos específicos, mas falhou em aspectos estruturais e de proteção ao peito dos ocupantes.
A ausência de sistemas de assistência ativa também contribuiu para o resultado final, colocando o modelo no patamar mais baixo da classificação.
Desempenho nos testes de impacto
Nos ensaios de impacto frontal, a cabeça e o pescoço do motorista e do passageiro receberam boa proteção.
No entanto, o peito do motorista teve desempenho apenas marginal, enquanto o peito do passageiro foi classificado como insuficiente.
O relatório aponta falha no funcionamento do pretensor do cinto de segurança e risco de impacto dos joelhos contra estruturas rígidas atrás do painel.
As canelas dos ocupantes obtiveram proteção adequada, mas a estrutura do habitáculo foi considerada instável, incapaz de resistir a forças mais intensas em colisões severas.
No impacto lateral, o desempenho foi melhor: cabeça, pelve, peito e abdômen tiveram boa proteção. O teste de poste lateral, porém, não foi realizado, já que o Basalt não oferece airbags cortina como item padrão.
No ensaio de “whiplash” (chicote cervical), que mede o risco de lesões no pescoço em colisões traseiras, o banco apresentou proteção marginal.
O veículo também não atendeu ao regulamento UN R32, que avalia resistência estrutural a impactos traseiros.
Segurança infantil
No teste com dummies de 3 anos e 1 ano e meio, ambos instalados voltados para trás, o Basalt teve resultado misto.
A proteção à cabeça foi boa, e o uso de ancoragens ISOFIX com pé de apoio garantiu desempenho consistente nos impactos frontais.

Entretanto, no impacto lateral, a cabeça do dummy de 3 anos tocou o interior do carro, o que reduziu a pontuação final.
O veículo possui ISOFIX padrão e cintos de três pontos em todas as posições, mas não oferece interruptor para desativar o airbag do passageiro, o que é considerado uma falha relevante.
A sinalização de advertência do airbag também não cumpre integralmente os requisitos do Latin NCAP.
Proteção de pedestres e tecnologias ausentes
A avaliação de proteção a pedestres mostrou resultados de bons a adequados na maior parte do capô, mas com áreas de proteção pobre próximas ao para-brisa e aos pilares A.
As pernas tiveram desempenho entre adequado e bom, e o carro está em conformidade com o regulamento UN 127.
No entanto, o Basalt não conta com sistemas de frenagem autônoma de emergência (AEB), limitador de velocidade nem assistente de permanência em faixa — todos ausentes.
O controle eletrônico de estabilidade (ESC) é de série e atendeu aos requisitos básicos. No teste do alce (moose test), o SUV atingiu 95 km/h sem falhas no cenário técnico.
Pontuação e notas finais
- Ocupante adulto: 15,75 pontos (39,37%)
- Ocupante infantil: 28,59 pontos (58,35%)
- Proteção de pedestres: 25,62 pontos (53,38%)
- Assistência à segurança: 15,00 pontos (34,88%)
Com essas notas, o Citroën Basalt obteve zero estrela na classificação geral do Latin NCAP, uma vez que os resultados em assistência à segurança e proteção estrutural ficaram abaixo dos parâmetros mínimos exigidos.
Apesar do design moderno e dos recursos básicos de estabilidade e retenção, o Citroën Basalt se destacou negativamente pela ausência de tecnologias de assistência ativa e pela instabilidade estrutural constatada em impacto frontal.
O resultado reforça a importância dos consumidores observarem os critérios de segurança independente antes da compra de veículos novos.
Procurada, a Stellantis, grupo que controla a marca Citroën, respondeu ao Portal iG:
“A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que todos os modelos comercializados atendem as regulamentações nacionais e internacionais vigentes nos países da América Latina e Europa. Todos os veículos Stellantis comercializados na América do Sul passam por rigorosos protocolos de avaliação realizados no Safety Center, localizado em Betim/MG, o mais moderno centro de testes de colisão do hemisfério sul, que garantem as certificações legais e técnicas necessárias para todos os projetos desenvolvidos pelas marcas da companhia.
Vale ressaltar que a segurança de um veículo é um conjunto concebido desde o início do seu desenvolvimento e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. Além disso, a variante da plataforma CMP permite que toda a gama Citroën tenha uma carroceria com ampla proteção ao habitáculo. Dos requisitos exigidos pela regulamentação brasileira e também pelas regulamentações globais, para citar os mais relevantes, o Citroën Basalt conta com estrutura robusta, carroceria com aço de alta e ultra resistência, arquitetura com máxima proteção contra choques, testes de colisão aptos e segurança passiva sólida. Informamos, ainda, que a empresa não financia nem patrocina as avaliações realizadas pela entidade."