Fiat Strada: todas as gerações do carro mais vendido no Brasil

O Portal iG Carros apresenta “Geração sobre rodas”, série que revela como os modelos mais icônicos do Brasil evoluíram ao longo dos anos

Fiat Strada Ranch
Foto: Divulgação
Fiat Strada Ranch


Lançada em 1998 como derivação do Palio, a Fiat Strada tornou-se um dos maiores sucessos da indústria automotiva nacional. Em 25 anos de produção, o modelo ultrapassou 2,4 milhões de unidades fabricadas e consolidou-se como líder absoluta entre as picapes compactas.

Conhecida pela robustez e pela versatilidade, a Strada atravessou gerações, ampliou o público e evoluiu tecnicamente — das cabines inéditas ao câmbio CVT e ao motor turbo flex.

Nesta reportagem, o  Portal iG Carros apresenta mais um capítulo da série “Geração sobre rodas”, revisitando a trajetória da Strada — da estreia em 1998 à linha atual — e como cada fase ajudou a mantê-la no topo.

1ª geração (1998–2013) | Do projeto Palio às três portas

Apresentada em 24 de outubro de 1998, a Fiat Strada nasceu como derivação do Palio e assumiu o lugar da Fiorino picape.

Fiat Strada 1998
Foto: Divulgação
Fiat Strada 1998

A proposta unia robustez e praticidade, trazendo à categoria um conceito moderno de utilitário leve.

No ano seguinte, chegou a cabine estendida, uma inovação que transformou o transporte de carga e ampliou o espaço interno. A Strada assumiu rapidamente a liderança entre as picapes compactas.

Em 2002, a versão Adventure inaugurou um estilo mais aventureiro, e as reestilizações de 2004 e 2008 atualizaram o design e introduziram o diferencial Locker, que melhorava o desempenho fora de estrada.

A versatilidade atingiu o ápice em 2009, com a estreia da cabine dupla, e a ousadia veio em 2013, quando a Fiat lançou a inédita terceira porta assimétrica, exclusiva do lado direito, para facilitar o acesso ao banco traseiro.

Durante esse ciclo, séries especiais como MTV, Try On, Original e Mangalarga Marchador mantiveram o modelo em evidência e ampliaram o público.

A partir de 2014, a Strada iniciou uma transição até a chegada da nova plataforma.

Foto: Divulgação
Fiat Strada

As versões Working, Hard Working e Freedom sustentaram o fôlego comercial, enquanto a linha 2015 trouxe o pacote Dark e a série Adventure Extreme, com central multimídia.

Mesmo em fim de ciclo, a picape manteve liderança e chegou a 1 milhão de unidades vendidas, e se consolidou como um dos veículos nacionais mais duradouros.

2ª geração (2020–presente) | Nova arquitetura e motor turbo

A nova geração da Strada estreou em 2020, com plataforma atualizada, quatro portas e cinco lugares.  O projeto elevou o conforto e a segurança, transformando o modelo em alternativa real a hatches e sedãs.

Foto: Divulgação
Fiat Strada Ranch

Em 2021, a picape introduziu o câmbio automático CVT, se tornando a primeira de seu segmento com essa tecnologia.

Desde então, a Fiat Strada assumiu a liderança como o carro mais vendido, somadas as categorias automóveis e comerciais leves, um feito impressionante. 

Já em 2023, o motor Turbo 200 Flex inaugurou uma nova fase de desempenho, com até 130 cv e 200 Nm de torque, consolidando a Strada como a primeira picape compacta turbo flex do mundo.

Para marcar o aniversário de 25 anos, a Fiat lançou a série Edizione 25, limitada a 1.025 unidades numeradas, com visual exclusivo, interior personalizado e detalhes comemorativos.

E o sucesso continua! A Strada alcançou 700 mil unidades da nova geração produzidas em junho de 2025, totalizando mais de 2,4 milhões desde o lançamento.

Foto: Divulgação/Fiat
Fiat Strada é o comercial leve mais vendido em 2025

Segundo a Fenabrave, o modelo liderou novamente o ranking nacional de setembro de 2025, com 13.876 emplacamentos, superando 100 mil unidades no acumulado do ano e mantendo ampla vantagem sobre a concorrência do Volkswagen Polo.

O desempenho confirma a força da Fiat entre os utilitários leves: apenas em 2024, a marca registrou 144 mil vendas da Strada, com recorde histórico de 16 mil unidades em agosto.

Exportada para Argentina, Paraguai e Uruguai, a picape também figura entre os modelos mais vendidos da América do Sul.

Legado e impacto industrial

Ao longo de 27 anos, a Fiat Strada redefiniu o conceito de picape compacta no Brasil. Foi pioneira em soluções como cabine estendida (1999), cabine dupla (2009), terceira porta (2013) e câmbio CVT (2021).

Mais do que um veículo de trabalho, a Strada se tornou um ícone da indústria automotiva nacional.

Com a nova geração, consolidou a transição para um público misto — entre o profissional e o familiar — e manteve-se como o carro mais vendido do país desde 2021.