
O Salão do Automóvel de São Paulo volta a ser realizado após um hiato de sete anos. No entanto, a edição de 2025 não contará com a presença de várias montadoras de peso no mercado brasileiro. Volkswagen, Ford, General Motors, Nissan e Audi estão entre as marcas que decidiram não participar do evento, apostando em estratégias de marketing alternativas.
Tradição fora da feira
A ausência da Volkswagen chamou atenção por se tratar de uma das principais expositoras históricas do salão. Segundo o CEO da empresa no Brasil, Ciro Possobom, a marca decidiu investir em ações regionais e eventos com foco direto no consumidor, como feiras agrícolas e festivais culturais. Apesar de fora do evento, a fabricante prepara lançamentos importantes para os próximos meses, incluindo a nova geração dos SUVs T-Cross, Nivus e Tiguan, além da renovada Amarok e uma inédita picape intermediária, conhecida pelo codinome projeto Udara.
Marcas apostam em lançamentos próprios
Ford, GM e Nissan também ficaram de fora do evento. A Ford, que desde 2021 encerrou a produção local, mantém sua estratégia voltada à importação de SUVs e picapes. A linha de novidades para este ano já inclui os novos Bronco Sport, Territory e Maverick, além de novas versões do Mustang.
A GM, sob a marca Chevrolet, prepara o lançamento do SUV Sonic, um modelo baseado na plataforma do Onix. Embora seja uma aposta relevante da marca para o mercado brasileiro, ele será revelado em um evento próprio. A Nissan segue na mesma linha com o crossover Kait, rival direto do Sonic, também fora do salão.
Luxo e estreantes chinesas também ficam de fora
Entre as marcas premium, Audi, BMW, Mercedes-Benz, Porsche, Volvo e Jaguar Land Rover também optaram por não participar da feira. Ainda assim, o público poderá conferir modelos de marcas de superesportivos como Ferrari, Bugatti, McLaren e Aston Martin em uma área especial chamada Dream Lounge.
No segmento das montadoras chinesas, marcas como JAC, Jetour e Zeekr também não estarão presentes. Por outro lado, Omoda Jaecoo, Caoa Chery, MG Motor, GWM, Geely, Caoa Changan e GAC (esta última com um carro voador) confirmaram presença.
Evento retorna com expectativa de 700 mil visitantes
A edição de 2025 será realizada no Distrito Anhembi, na zona norte da capital paulista, com uma estrutura de 67 mil m² e cinco pavilhões de exposição. Segundo os organizadores, a expectativa é atrair cerca de 700 mil visitantes ao longo dos nove dias de evento.
Serviço: Salão do Automóvel 2025
- Local: Distrito Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo (SP)
- Data: 22 a 30 de novembro
- Horários: Das 10h às 21h (de 24 a 28, abre ao meio-dia)
- Informações: www.salaodoautomovel.com.br