
A Porsche anunciou um recall de grande porte nos Estados Unidos envolvendo 173.538 veículos devido a um problema que pode fazer com que a imagem da câmera traseira não seja exibida corretamente quando o carro engata a marcha à ré, comprometendo a visibilidade e potencialmente aumentando o risco de colisões em manobras. A convocação abrange vários dos modelos mais vendidos da marca, incluindo C ayenne, Cayenne E-Hybrid, 911, Taycan e Panamera em versões de alguns anos-modelos entre 2019 e 2025.
A falha foi identificada pela autoridade de trânsito dos EUA (NHTSA, na sigla em inglês), que apontou que a situação pode fazer com que esses veículos não atendam aos requisitos de visibilidade traseira previstos nas normas federais de segurança daquele país. A solução proposta pela montadora é uma atualização de software no sistema de assistência ao motorista, que será realizada gratuitamente nas concessionárias.
Recall amplia tendência de segurança
Esse recall é um dos maiores abertos pela Porsche nos últimos anos e acontece em um momento em que várias montadoras também estão chamando proprietários de seus modelos nos EUA por questões semelhantes relacionadas às câmeras de ré e à tecnologia de visão periférica, como Hyundai, Ford, Toyota e outras.
Brasil na expectativa pela possibilidade de recall
A Porsche tem sede em Stuttgart, na Alemanha, e produz seus principais modelos de passeio em fábricas europeias. O 911 e o Taycan são fabricados em Zuffenhausen, na Alemanha, enquanto o Cayenne é produzido em Bratislava, na Eslováquia, como parte da operação industrial do grupo Volkswagen. Não há, atualmente, unidades da Porsche dedicadas à produção ou montagem de veículos nos Estados Unidos, o que significa que todos os modelos vendidos naquele mercado, assim como no Brasil, são importados a partir dessas fábricas europeias.
Assim, há uma real possibilidade de que a convocação seja estendida ao nosso País. Requisitos de segurança veicular, como o funcionamento da câmera traseira, estão previstos nos processos de homologação e podem motivar a Porsche a emitir um chamado semelhante por aqui, especialmente se autoridades locais de trânsito identificarem a mesma deficiência nas unidades vendidas no país.
Modelos envolvidos
Os modelos afetados pelo recall incluem:
- Porsche Cayenne nas versões a combustão e híbrida (anos-modelo 2019 a 2025)
- Porsche 911 (2020 a 2025)
- Porsche Taycan (2020 a 2025)
- Porsche Panamera (2024 a 2025, inclusive E-Hybrid)
Para esses veículos, a imagem da câmera traseira pode não ser exibida corretamente no painel quando a marcha à ré é engatada, o que contraria as exigências de visibilidade traseira implantadas em muitos países como item de segurança ativo.