Benê Gomes

Pulse Abarth tem esportividade raiz, mas sem incomodar a família

Em disputa apertada com o VW Polo GTS, Pulse Abarth é o esportivo mais em conta do mercado nacional

Pulse Abarth
Foto: Divulgação
Pulse Abarth

Muito próximo de completar dois anos em nosso mercado, atualmente, o Pulse Abarth é o esportivo mais barato do Brasil. Mas essa é uma disputa apertada com seu rival direto, o VW Polo GTS.

Mas, pra ser justo, é preciso lembrar que, se comparado diretamente com o Polo GTS, o Pulse Abarth sai perdendo, afinal, tem carroceria de SUV compacto, enquanto o modelo Volkswagen é um hatch de verdade, o que favorece a esportividade. Agora, o Pulse, mesmo altinho, tem 1,54 metro de altura, já deixa bem clara as suas intenções com um visual bem provocativo. Mesmo contando com vários elementos aventureiros, carrega acessórios aerodinâmicos funcionais de um esportivo de verdade, como a entrada de ar mais eficiente pra garantir melhor refrigeração do motor, rodas de liga aro 17 com alívio de massa, pneus mais largos pra agarrar bem no chão (215/50), aerofólio e difusores de ar traseiros, além da invocada ponteira de escape.

Pulse Abarth
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Pulse Abarth

Mas como o compromisso é ser um esportivo raiz, o Pulse Abarth faz bonito com seu motor forte, o 1.3 turbo flex de 185 cavalos e 27,5 kgfm de torque, devidamente ajustado para entregar bom desempenho, o que inclui calibração específica para os sistemas de injeção e de exaustão. O câmbio não é manual, mas longe de deixar um entusiasta frustrado com o acerto da transmissão automática de 06 velocidades, que também é mais robusta para dar conta da força do motor. As trocas de marcha são feitas com agilidade, mas tudo pode ficar ainda mais “quente” com a opção Poison – veneno em inglês – e que altera as configurações de motor, câmbio e direção, deixando o esportivo apto a andar bem numa pista e garantir as boas sensações apreciadas por quem gosta de dirigir e pilotar também.

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Pulse Abarth

Para quem desconfia, é só conferir o 0 a 100 Km/h feito em 7,6 segundos. Importante lembrar que ele também tem acerto de suspensão voltado pra esportividade, diferente do que é oferecido nas conhecidas versões do Pulse. No Abarth, molas e amortecedores são mais firmes e o eixo traseiro tem maior resistência torcional, os freios dianteiros contam com disco ventilado de 300 mm com pinça flutuante. Atrás, os freios são a tambor, porém redimensionados para garantir frenagem eficiente (como explica a engenharia da marca).

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Pulse Abarth

Agora, tem um ponto importante. Mesmo contando com uma proposta esportiva bem estruturada, não é que o Pulse Abarth vai causar arrepios a quem precisa dele também para um descontraído passeio com a família. O acabamento interno é escurecido, com vários detalhes em vermelho e muitos escorpiões, mas ele conta com bancos confortáveis revestidos com material que imita couro e muita qualidade no acabamento geral da cabine. Traz a mesma dose de conectividade conhecida do modelo, a central multimídia tem tela de 10 polegadas e faz espelhamento de smartphone sem necessidade de cabos. O painel de instrumentos 100% digital de sete polegadas traz as informações tradicionais, mas tem algumas exclusivas que atendem quem realmente vai explorar a esportividade dele na pista em um track day, por exemplo, como os dados de pressão do turbo e força G. E acrescente aí o bom pacote de segurança, inclusive os assistentes à condução, como frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, mudança de farol alto automático, entre outros.

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Pulse Abarth

É assim que o Pulse Abarth, mesmo sendo um SUV compacto um pouquinho mais alto, pode ser encarado como boa referência de esportivo pequeno e potente, pois, além de força, tem acertos específicos para entregar desempenho. Após a despedida do Renault Sandero RS do mercado nacional, o único que pode fazer frente a ele neste momento, realmente é o Polo GTS. Mas que, na prática, acelera menos e é mais classudo, voltado a outro perfil de cliente.

Preço Pulse Abarth T270 Flex AT: R$ 152.990