Benê Gomes

Macan Eletric garante alta performance com motores elétricos síncronos

Porsche optou por tecnologia mais complexa e cara para entregar alto desempenho característico da marca

Porsche Mancan 4 Eletric
Foto: Divulgação
Porsche Mancan 4 Eletric

A nova geração do Porsche Macan está no Brasil, agora 100% elétrica e produzida sobre a nova e moderna plataforma de 800V (PPE - Premium Platform Electric), também utilizada pela Audi. São quatro versões, uma delas equipada com um motor elétrico e tração traseira, enquanto as demais contam com dois motores elétricos e tração integral.


O novo Macan tem uma bateria de alta capacidade - 100 kW/h - e potência de carregamento em corrente contínua (DC) de até 270 kW. Isso permite recarregar 80% da bateria em apenas 21 minutos. Já em uma tomada de corrente alternada (AC) de 11 kW, o carregamento completo é feito em 10 horas. A autonomia é de 443 quilômetros. O Macan entrega 387 cavalos de potência, mas sua força pode chegar a 408 cavalos com o recurso overboost, que entra em ação com o modo Sport ativado.

Porsche Macan 4 Eletric
Foto: Divulgação
Porsche Macan 4 Eletric


Mas, impressionante mesmo, é o torque de 66,3 Kgfm, disponível instantaneamente, como em todo elétrico, só que, no Macan, com uma característica. O pico de força é mantido por mais tempo em comparação aos demais carros 100% elétricos, fruto de uma opção da marca: utilizar motores elétricos do tipo síncrono.

Como explica, de forma bem resumida, Leandro Rodrigues, Gerente Senior de Imprensa da Porsche o Brasil, “o motor elétrico conta com dois componentes principais, o estator, na parte de fora, e o rotor do lado de dentro, e cada um conta com uma bobina elétrica. Quando o sistema energiza esse conjunto, é criado um campo magnético que movimenta o rotor, que é o responsável por gerar o torque para o veículo. No assíncrono, isso é feito em duas etapas, com a energização do estator e depois do rotor, o que é um problema se o foco é esportividade. Essas duas etapas acabam criando um atraso na resposta do rotor, já que a energia sempre chega primeiro no estator.”  O efeito prático disso é que, quando se busca uma aceleração forte – ou o pico de potência – a solução é aumentar a carga de energia, o que pode provocar o superaquecimento das baterias, esse um problema que precisa ser bem administrado nos carros elétricos.

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Entre-eixos agora tem 2,89 cm (+ 8,6 cm)


“Por isso a Porsche optou pelo motor elétrico síncrono, que, basicamente, não tem nenhum enrolamento de fio no rotor, mas apenas um imã com alto poder magnético. Ou seja, assim que o conjunto é energizado, o campo magnético é criado e o rotor se movimenta no mesmo instante”. Para o motorista, isso se traduz em arrancadas consistentes várias vezes sem comprometer a performance, pois não há superaquecimento, característica que limita as respostas de qualquer motor elétrico. “É um conjunto um pouco mais complexo e caro, mas como a entrega de alta performance é sempre a nossa prioridade, o motor do tipo síncrono é a melhor escolha pra nós”, reforça Leandro. Nesse contexto, a experiência de dirigir o Macan elétrico é muito positiva, pois o conhecido refinamento dinâmico e a eficiente suspensão ativa dos modelos Porsche estão presentes no novo SUV. Para quem busca ainda mais, pode optar pela versão Macan Eletric Turbo, que pode entregar incríveis 639 cavalos e 115 Kgfm de torque.

Mais espaço e novas telas digitais

A adoção da nova plataforma garantiu outras novidades para o Macan elétrico. Como não tem motor a combustão, a Porsche conseguiu aumentar o entre-eixos em 8,6 centímetros (agora tem 2,89 cm). O resultado é maior conforto para os passageiros, mas também um novo espaço para volumes na dianteira, de 84 litros. No campo tecnológico, o Macan passa a contar com as três telas digitais aplicadas recentemente em outros modelos, como Taycan e Cayenne. O painel de instrumentos tem tela curva digital de 12,6 polegadas, no centro fica a do multimídia de 10,9”, e a terceira tela, também de 10,9”, fica na frente do passageiro dianteiro.

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Macan agora oferece três telas digitais

 No visual, o SUV se aproximou do Taycan na dianteira, com o novo para-choque e o conjunto de iluminação dividido em dois blocos: luz DRL em cima e faróis principais na parte inferior. Atrás, destaque para as lanternas de led com efeito 3D.  Mesmo com a chegada da geração 100% elétrica, a Porsche vai seguir oferecendo as versões a combustão do Macan no Brasil. Segundo a marca, neste momento, o compromisso é dar ao cliente a opção de escolher entre as duas alternativas de propulsão. 

Preços Porsche Macan 2025

Macan Eletric: R$ 560.000,00

Macan 4 Electric: R$ 580.000,00

Macan 4S Electric: R$ 630.000,00

Macan Turbo Electric: R$ 770.000,00