O Governo do Estado de Minas Gerais aumentou consideravelmente o uso de asfalto de borracha em obras rodoviárias nos últimos cinco anos. O volume do material utilizado saltou de 1.107 toneladas em 2020, para 40.115 toneladas em 2024, consolidando o estado como referência nessa tecnologia. O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais - DER-MG - é o maior usuário de asfalto borracha no Brasil, e já acumulou 80 mil toneladas, o que equivale a cerca de 1,6 milhão de pneus reciclados. O aumento está diretamente ligado ao programa de recuperação de rodovias, que já abrange mais de 5,5 mil quilômetros.
Benefícios ambientais e durabilidade
Além de contribuir para a sustentabilidade ao reutilizar pneus descartados, o asfalto borracha oferece maior durabilidade, reduzindo custos de manutenção e intervenções nas estradas. Segundo Rodrigo Tavares, diretor-geral do DER-MG, a iniciativa está alinhada à Lei Estadual nº 18.719/2010, que incentiva práticas sustentáveis na infraestrutura viária.
Como é feito o asfalto borracha?
Esse tipo de pavimento utiliza cerca de 15% de pó de pneu reciclado misturado ao concreto asfáltico de petróleo (CAP). Após ser aquecido em reatores, o material resulta em um revestimento com maior viscosidade, elasticidade e resistência, superando o desempenho do asfalto convencional. Com esses avanços, Minas Gerais se posiciona na vanguarda da aplicação de tecnologias sustentáveis em rodovias.
Rodovias com asfalto de borracha em Minas Gerais
Atualmente, estradas como a MGC-496 (Corinto a Pirapora), MG-164 (Bom Despacho a Martinho Campos) e LMG-739 (Congonhas do Norte a Conceição do Mato Dentro) já utilizam a tecnologia. Para 2025, o DER-MG planeja recuperar mais 400 quilômetros de rodovias com o asfalto ecológico.