A Sumitomo Rubber Industries desenvolveu uma técnica inovadora de simulação capaz de prever, com alta precisão, o ruído gerado por pneus. A nova abordagem considera vibrações causadas por irregularidades no pavimento e as propriedades de absorção sonora, reduzindo o erro de previsão de 5% para apenas 1%.
Avanço tecnológico e benefícios
O método possibilita o desenvolvimento de pneus mais silenciosos e confortáveis, além de reduzir a necessidade de protótipos físicos e acelerar o processo de criação. Segundo a empresa, o tempo de simulação caiu de um mês para apenas uma semana. Com as regulamentações internacionais mais rígidas sobre emissões sonoras, em vigor desde 2024, a demanda por pneus silenciosos tem crescido, especialmente em veículos elétricos, que não emitem ruído de motor. A nova tecnologia da Sumitomo atende a essa exigência, minimizando o impacto do ruído em veículos onde ele é mais perceptível.
Inovações e sustentabilidade
Além da técnica aprimorada, a empresa adota tecnologias como o "Silent Core", que reduz a ressonância interna dos pneus, e simulações aerodinâmicas para otimizar o desempenho durante o movimento. No Brasil, os pneus são classificados com base em critérios como eficiência de rolamento e aderência no molhado, graduações que vão de A (melhor desempenho) a G (menor eficiência). O nível de ruído é avaliado por um sistema de três ondas, conforme regulamentação vigente.
Soluções inovadoras no mercado
Empresas brasileiras também investem em tecnologias voltadas ao conforto e à segurança. Um exemplo é o Audio Shock, da Dpaschoal, que avalia a saúde de amortecedores utilizando ondas sonoras. O sistema conecta um fone ao amortecedor e, por meio de um aplicativo, emite ondas que funcionam como um "eletrocardiograma" da peça. Após alguns minutos de teste, o app identifica variações que indicam a necessidade de troca. Com essas inovações, o setor automotivo avança em direção à sustentabilidade e ao aprimoramento contínuo da experiência do usuário.