Benê Gomes

Commander ganha novo motor turbodiesel de 200 cv e reduz consumo

SUV é o segundo modelo do Grupo Stellantis a receber o motor 2.2 turbodiesel de injeção direta e torque de 45,9 Kgfm

Jeep Commander Overland 2.2 TD
Foto: Divulgação
Jeep Commander Overland 2.2 TD


Como aconteceu na virada da linha 2024, a maior atração do Commander 2025 não está do lado de fora, mas sim, sob o capô, com a chegada do novo motor 2.2 turbodiesel de 200 cavalos de potência e 45,9 Kgfm de torque (é o mesmo que estreou na picape Rampage no final do ano passado). Esse motor substitui o antigo 2.0 de 170 cavalos e segue acompanhado da transmissão automática de 09 velocidades, fechando um bom conjunto para o SUV.


Além de mais força, o que garantiu também velocidade máxima maior – agora de 205 Km/h contra 197 Km/h da versão anterior - a Jeep fez questão de listar outros benefícios proporcionados pelo novo motor. É o caso da retomada de velocidade, com 0 a 100 Km/h feito em 9,7 segundos (contra 11,6 segundos da outra versão 2.0), e até do consumo de combustível, que baixou em 2%, um número interessante, já que se trata de um motor maior. Pelo ciclo Inmetro, o Commander 2.2 registra médias de 10,3 Km/l em circuito urbano e 13,4 em rodovia (antes as médias eram de 10,2 Km/l e 13,2, respectivamente). Como explicou Hugo Domingues, vice-presidente Jeep Stellantis América do Sul, “o diesel é muito importante para os clientes que andam distâncias maiores e precisam de mais autonomia, por isso o novo motor 2.2 vem ao encontro dessa expectativa, porque traz uma evolução considerável em relação ao motor 2.0 de 170 cavalos, basta pensar no ganho de torque, por exemplo, que saltou de 38,7 para 45,9 Kgfm; e isso sem comprometer consumo e nem autonomia.”

Novo motor 2.2 turbodiesel do Jeep Commander Overland
Foto: Divulgação
Novo motor 2.2 turbodiesel do Jeep Commander Overland

Para manter o Commander bem equilibrado e seguro, a engenharia ainda fez uma série de ajustes, como novo acerto na suspensão independente nos dois eixos, alterando carga de molas e amortecedores, e aplicou um novo sistema de freios mais robusto para manter a capacidade de frenagem já oferecida pelo Commander com o motor anterior. Outro detalhe que envolve a mudança é que o motor diesel segue como exclusividade da versão Overland. As demais continuam equipadas com o motor T270, o 1.3 turbo flex de 185 cavalos, e o Hurricane 2.0 turbo a gasolina de 272 cavalos. E pra não dizer que o motor foi a única novidade, o Commander Overland ganhou ainda novas rodas aro 19.

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Jeep Commander Overland 2.2 TD


No mais, mantém aquele padrão sofisticado no acabamento interno, com couro e suede em tom marrom, teto solar panorâmico, som premium, ajustes elétricos para o banco do motorista, espaço para sete passageiros e duas belas telas digitais: de 10,25 polegadas para o painel de instrumentos e 10,1 polegadas do sistema multimídia. E, naturalmente, segue com todos os recursos para quem gosta ou precisa encarar o fora de estrada, com tração 4x4, reduzida, assistente de descida e seletor de terrenos com 04 modos. Mesma coisa para o pacote de segurança, com o ADAS nível 2, que reúne diferentes recursos de assistência à condução, incluindo os mais recentes como o detector de mãos fora do volante e o assistente de centralização de faixa, aplicados na linha 2025 apresentada em 2024.

Foto: BG
Jeep Commander Overland 2.2 TD

O Commander Overland recebeu um pequeno ajuste de preço, mas, em comparação aos concorrentes diretos, tem valor menor. E esse é um ponto que vai agregar a já reconhecida força da marca com esse tipo de veículo.

Jeep Commander Overland 2.2 TD 2025: R$ 310.990,00