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Depois de anunciar o início das vendas da nova Transit durante a Fenatran, no ano passado, agora em março a Ford Pro coloca nas lojas a linha 2026 de sua van comercial. Quando for observar por fora, não vai encontrar alterações visuais profundas, pois de novo mesmo, só o logo Ford na dianteira e a assinatura Transit na traseira. O foco desta vez foi aprimorar a tecnologia - com uma nova arquitetura eletrônica - e ampliar a oferta de versões e equipamentos de série, em especial, no quesito segurança.
Dentro da cabine, ganhou painel de instrumentos digital de 8” e segue com a generosa central multimídia de 12”, mas recebeu ainda novos equipamentos de assistência ao motorista. A linha traz também duas novas versões com rodado simples: a Furgão Cargo, com PBT de até 4,0 toneladas, e a Vidrada Longa, que tem capacidade para 18 passageiros e versatilidade de uso, pois pode atender o setor de transporte executivo e de vans escolares com 29 lugares. Como destaca a Ford, dependendo do segmento de uso, o rodado simples é uma opção que amplia o aproveitamento de espaço e reduz os custos com pneus e pedágio.
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Gama ampla de versões e mais equipamentos
A Transit tem uma expressiva gama de opções em sua linha, com 22 modelos das versões chassi, furgão, minibus e elétrica. Na chassi, conta com opções curta ou longa (PBT de 3,5 a 4,7 T), com transmissão manual.
A Furgão tem as versões de 10,7 m3, 12,4 m3 e Cargo (PBT de 3,5 a 4,0 t), manuais ou automáticas. Já a Transit Minibus conta com versões de 15 ou 18 lugares, além das vidradas curta ou longa (PBT de 4,1 a 4,6 T), manuais ou automáticas.
Para fechar, oferece a E-Transit, comercializada na versão chassi e nos furgões com capacidades cúbicas que vão de 9,5 m3 e 15,1 m3 (PBT de 3,5 a 4,2 T). Uma das novidades da linha 2026 é o reforço na lista de equipamentos na Transit Chassi, que traz agora retrovisores com rebatimento elétrico, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, farol de neblina, piloto automático, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado digital e alarme perimetral.
A Transit Minibus ganhou sistema de monitoramento de ponto cego, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado digital e alarme perimetral. E segue oferecendo controle de velocidade adaptativo, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestre, sistema de manutenção na faixa, câmera de ré, farol de neblina, sensor de estacionamento dianteiro, farol alto automático, sensor de chuva, alerta de colisão e estribo elétrico automático. Essa mesma lista de equipamentos é oferecida também na Transit Furgão.
Tecnologia com propósito em pról da produtividade
Em conversa com Daniel Santos, Gerente de Desenvolvimento de Produto - Ford América do Sul, questionei o que a marca quer dizer quando cita a “tecnologia com propósito”. Como explicou, se trata do compromisso em disponibilizar para o cliente toda a tecnologia disponível atualmente, no caso da Ford Pro, priorizando o pacote de recursos de assistência à condução, uma maneira de garantir mais segurança para o motorista e, por consequência, trazer maior eficiência de produtividade. “Por isso, tudo aquilo que já estava consolidado nas versões de passageiro da Transit, agora está disponível também nas versões de carga. Assim, damos um grande suporte de segurança e conforto para toda a jornada do profissional que passa muitas horas ao volante”. Outro benefício envolve a nova arquitetura eletrônica, agora com processamento oito vezes mais rápido. Uma alteração que aumentou a capacidade de gerenciamento de todos os módulos do veículo. “Com essa evolução, melhoramos a conectividade, aumentamos bastante o tempo de execução dos diagnósticos e ainda passamos a executar as atualizações pelo sistema over-the-air, onde tudo é feito remotamente, sem a necessidade de parar o veículo na concessionária. Ou seja, entregamos mais recursos tecnológicos para que o nosso cliente consiga aumentar sua rentabilidade”.
A Ford Pro é a única marca do segmento a contar com a conectividade do veículo ligada diretamente à base operacional da própria fábrica. Isso quer dizer que não há um prestador de serviço terceirizado administrando os dados coletados. Todas as informações captadas nos veículos em operação vão direto para a plataforma da Ford Pro e para as mãos da equipe de engenharia. “O resultado é uma alta capacidade para tomar decisões rápidas, antecipar, por exemplo, pedidos de peças para a equipe de serviços e agilizar o tempo de uma manutenção, gerar diagnósticos muito precisos e passar tudo rapidamente para o cliente”, emenda Daniel.
A nova Transit 2026 segue equipada com o motor 2.0 EcoBlue turbo diesel de 165 cavalos e 39,7 Kgfm de torque. Tem versões com câmbio manual de 06 marchas e automático de 10 velocidades. Oferece quatro modos de condução: Normal, Eco, Escorregadio e Rebocar/Transportar. As versões diesel contam garantia de 02 anos sem limite de quilometragem, enquanto a E-Transit segue com 03 anos de garantia ou 100 mil Km (o que ocorrer primeiro.
Preços Ford Transit 2026
Minibus: a partir de R$ 354.900,00
Chassi: a partir de R$ 282.900,00
Furgão: a partir de R$ 297.900,00
E-Transit: sob consulta