Benê Gomes

Volkswagen mostra novo Tera por inteiro na Sapucaí

SUV inédito é um dos 16 lançamentos da marca no país e vai disputar mercado com Fiat Pulse e Renault Kardian

VW Tera
Foto: Divulgação / VW
VW Tera


Como a própria Volkswagen divulga, o Tera é o maior investimento da marca no Brasil nos últimos tempos. Planejado para ser o SUV mais barato da sua linha no país, vai chegar carregado de expectativas em torno do seu potencial para conquistar  o mesmo sucesso de seus icônicos antecessores, Fusca e Gol. Será? A resposta para essa pergunta fica guardada para quando o SUV chegar às lojas.

VW Tera
Foto: Divulgação / VW
VW Tera



De volta ao presente, o Tera apareceu por inteiro na Marquês de Sapucaí no último domingo, dia 02 de março, antes da abertura dos desfiles do Carnaval carioca 2025, “celebrando a identidade nacional, a criatividade e a energia do povo brasileiro”, nas palavras da VW.  A chegada às lojas está prometida ainda para o primeiro semestre deste ano. Logo depois, chegará também aos outros mercados da América Latina onde a VW tem presença. Dentro da linha de modelos da marca, o  novo Tera ficará posicionado entre Polo e Nivus, portanto, a expectativa é que tenha preços entre R$ 95 mil e R$ 140 mil.

Foto: Divulgação / VW
VW Tera

Projeto assinado por José Carlos Pavone, Head de Design Américas da VW, o Tera estreia a nova identidade de estilo dos modelos VW no Brasil, com uma proposta visual realmente diferente em comparação aos outros SUVs da marca. As medidas não foram divulgadas, apenas o entre-eixos (2,56 metros, mesma do Nivus), mas ele tem aparência larga e baixa, notadamente na dianteira, onde se destaca o capô com dois grandes vincos e a entrada de ar grande no meio do para-choque. Os faróis são de led com assinatura bipartida e as lanternas contam com uma assinatura de iluminação fracionada e são ligadas por uma barra em preto brilhante, mas que não acendem. Na lateral, uma das seções marcantes do novo SUV está na traseira, com a coluna C larga e o desenho volumoso na parte superior do para-lama, criando um ombro pronunciado.

Foto: Divulgação / VW
VW Tera

O Novo Tera será oferecido em diferentes versões de acabamento para atender as necessidades e preferências de cada perfil de consumidor, explicaram os executivos da VW. Nessa primeira aparição na Sapucaí, foi apresentado na versão High, que será a topo de linha, nas cores Vermelho Hypernova, Prata Lunar e Azul Ártico, equipado com rodas de liga leve aro 17 diamantadas, painel de instrumentos de 10”, multimídia VW Play Connect com carro conectado para Brasil e Argentina, carregador de celular por indução com entrada de ar com controle do fluxo.

Foto: Divulgação / VW
VW Tera


No interior da cabine, o acabamento segue o padrão conhecido dos SUVs da VW, só que os plásticos têm texturas bem trabalhadas, há partes macias ao toque no painel frontal e nos revestimentos das portas, e alças de apoio no teto na porta do passageiro dianteiro e nas duas traseiras. Ou seja, apesar de se tratar do SUV desenvolvido para ser o mais barato da marca, o Tera traz mais cuidados quando comparado aos irmãos mais velhos. Em relação à segurança, mais um trunfo do novo SUV, que conta com os recursos de assistência à condução do pacote ADAS.

Foto: Divulgação / VW
VW Tera


A motorização, também ainda não confirmada, mas deverá ser a mesma oferecida no Polo, o 1.0 aspirado de 84 cv, com câmbio manual de cinco marchas, e o 1.0 turbo de 116 cv com câmbio automático de seis marchas.

“A grandeza e a relevância do Novo Tera para o mercado são refletidas pelo imenso interesse da imprensa e do público. Durante anos, especulações sobre sua origem, nome, design e características estiveram no centro das discussões. Agora, com a revelação do Novo Tera, a Volkswagen não só apresenta o modelo mais importante dos últimos tempos, como inova ao se tornar a primeira marca de automóveis a apresentar um automóvel durante o Carnaval, a maior festa popular do planeta”, comentou Ciro Possobom, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.