Apresentação do VW Tera - Fábrica de Taubaté-SP
Matheus Simanovicius
Apresentação do VW Tera - Fábrica de Taubaté-SP


Após a pomposa apresentação do seu inédito SUV durante a abertura do Carnaval carioca no último dia 02 de março, a VW anunciou o início da produção do novo Tera, em sua unidade de Taubaté - SP. Para isso, promoveu um encontro em clima de comemoração com os quase 3 mil colaboradores da fábrica.


Considerado o maior lançamento da marca nos últimos anos na região da América do Sul, não por acaso, o Tera será produzido na mesma planta de onde saía o Gol, carro de alto volume - produzido por 42 anos - e onde é fabricado o Polo, o atual modelo de maior volume de vendas da marca. Para tornar o Tera realidade, a planta de Taubaté foi modernizada, recebeu inovações em sua produção e logística. Além disso, o novo modelo já movimentou a economia local, com a criação de 260 novos empregos diretos, e cerca de 2.600 novos postos de trabalho indiretos na cadeia de fornecedores. E mais, depois de do lançamento no Brasil, o Tera será exportado também para outros países da América do Sul.

Colaboradores da VW Taubaté -SP ao lado do Tera
Divulgação
Colaboradores da VW Taubaté -SP ao lado do Tera


Em conversa com o CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, foi possível conferir a razão de tanto otimismo com a chegada do novo Tera, um modelo que pode se tornar em “um problema bom” para o VW do Brasil.

= BG: Por que o VW Tera vai ser o maior sucesso da marca dos últimos anos na Região América do Sul?

= Ciro Possobom: Nós conhecemos muito bem o mercado do Brasil e da região, e quando entramos em determinado segmento, nós fazemos uma diferença indiscutível, porque sempre trazemos carros que alcançam alto volume de vendas. O Tera nasce com todas as qualidades de um VW, tem a plataforma MQB, que é uma referência no mundo, tem uma proposta de design que é a nossa cara, carrega muita tecnologia, com itens que normalmente são oferecidos somente em modelos de alta gama. Além, disso, tem todo o investimento para a modernização da planta de Taubaté para produzir um carro desse padrão, com melhorias de performance, agilidade e custo de produção. Enfim, é um grande trabalho e que nos leva a acreditar que o Tera tem tudo para ser um grande sucesso.

= BG: O desenho refinado, o nível de tecnologia e preço acessível serão os pontos  base para garantir o sucesso do Tera?

= Ciro Possobom: Sim, esse carro começa muito bem pelo projeto de design, ele traz a nova geração, o novo padrão de estilo dos modelos VW. Temos também muita coisa nova no interior do carro, muitas texturas, tecnologias e itens de conforto, alguns detalhes que ainda não estão nos atuais SUVs da gama VW. Por isso, repito, acredito bastante no impacto positivo que vai gerar, porque ele vem melhor, principalmente neste segmento.

= BG:  Acredita que estão fazendo uma boa comunicação do novo Tera, sem gerar dúvida do cliente dentro da atual boa gama de SUVs marca? Quem será o comprador desse SUV?

= Ciro Possobom: Tenho certeza disso, estamos fazendo uma super comunicação, a começar pela avant-première feita em plena Sapucaí, na abertura do Carnaval carioca no início do mês, algo muito diferenciado e em sintonia com o público que queremos atingir. O resultado foi muito bom, com muitas matérias positivas, ou seja, confirma que a proposta dele está sendo bem-recebida, as pessoas estão entendendo o que ele tem a oferecer. E olha, a VW está acostumada a liderar o segmento dos SUVs, nós conhecemos bem essa categoria, por isso percebemos uma grande oportunidade, uma lacuna aberta para um SUV de entrada. Agora, de novo, estamos posicionando o Tera como um modelo de entrada em nossa gama de SUVs, mas não se trata de um carro de entrada simples, porque ele conta com toda a tecnologia que temos na VW e sabemos produzir. Então, certamente vamos trazer clientes da concorrência, mas principalmente aquele que hoje está no segmento de hatchbacks, por exemplo, e aspira ter um SUV, mas que ainda não encontrava um modelo acessível e com essa proposta. 

= BG: O Tera trouxe bastante evolução para planta de Taubaté e abriu novos postos de trabalho. Há potencial para trazer mais movimento para a economia da região?

=Ciro Possobom: É o que a gente acredita, trazer mais investimentos, seguir apostando no Brasil, desenvolver a cadeia de fornecedores e trazer mais empregos. Hoje geramos quase três mil empregos indiretos dentro da cadeia de fornecedores e temos quase 300 empregos diretos na fábrica. Isso quer dizer que, com o sucesso comercial do novo Tera, certamente esse cenário tende a ficar mais positivo e vai  permitir novos investimentos. E trazer investimentos para uma planta é uma das coisas que mais nos motiva, colocar um carro novo na linha de produção e ver os colaboradores muito felizes com essa conquista, é algo muito bom.

= BG:  Então posso dizer que o novo Tera vai se tornar um “problema bom” para a VW do Brasil?

= Ciro Possobom: Realmente ele tem tudo para ser um “problema bom” pra gente no futuro. Como falei, toda vez que entramos com um produto novo no mercado, a gente faz um bom volume, e esse carro está nascendo muito bem, a repercussão está sendo boa, estamos gerando bastante expectativa entre os clientes. Espero sim que eu tenha esse “problema bom” com o novo Tera em breve (risos).

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