
No final do ano passado a VW deu uma boa notícia para os fãs de esportividade, com a confirmação do lançamento de uma inédita versão esportiva do Nivus, a GTS. A novidade foi anunciada durante a apresentação da linha 2025 do SUV, que recebeu algumas atualizações importantes.
O Nivus segue equipado com o motor 1.0 turbo flex de 03 cilindros, que rende 128 cavalos de potência, acompanhado da transmissão automática de 06 velocidades, um conjunto que lhe garante muita agilidade. Mas o motor foi recalibrado para se adequar às novas regras de emissões de poluentes do Proconve L8, que entraram em vigor no início deste 2025, e isso trouxe uma interessante mudança: a redução do consumo de combustível. Pelo ciclo Inmetro, agora o Nivus faz 12,4 Km/l na cidade (antes 12,1 Km/l), e 14,8 Km/l na estrada (antes 14,2 Km/l), quando abastecido com gasolina. Mas, importante: são números que podem ser facilmente superados, principalmente em rodovia.

Além do ajuste no motor, foram aplicadas também alterações na carroceria pra ajudar na redução de consumo. Uma delas, que até pode gerar insatisfação em quem valoriza muito esse item, foi a retirada dos faróis de neblina. Uma mudança estratégica para diminuir a resistência ao vento, algo que exige mais força do motor e, por consequência, aumenta o consumo. De qualquer forma, para aqueles que reclamarem, a VW justifica rápido, explicando que essa luz não faz falta no Nivus, mesmo em uma estrada com muita neblina, pois o requintado sistema do farol de led do modelo dá conta do recado com total eficiência e segurança. Aliás, falando em farol, é onde tem outra mudança estética, a nova assinatura para a iluminação de led proporcionada pela barra iluminada frontal e das lanternas. E mudou ainda a grade, que ficou um pouco maior, e as rodas de 17 polegadas.

Por dentro, novos tecidos e costuras nos banco, porém, o maior atrativo mesmo foi a melhora do acabamento interno, um ponto crítico do Nivus, assim como acontecia com o T-Cross. Foram aplicados novos revestimentos macios no painel frontal, nas portas e apoios de braço. Mudança sutil, mas que deu uma levantada no visual e trouxe um clima mais sofisticado, pequeno ainda, mas bem melhor do que antes. Outro ponto interessante, que é novidade também, é a nova geração do sistema multimídia VW Play com tela de 10,1”, agora com respostas mais rápidas e novos recursos. Na linha 2025 o sistema conta com internet nativa e recursos remotos por meio do aplicativo VW Play Connect. Quem comprou o Nivus no lançamento ganhou um ano para todas as funções de conectividade e um pacote de internet válido até junho de 2025 para uso em todos os aplicativos. Mas agora, esse adicional tem que ser comprado à parte.

Outras duas mudanças envolvem os dois pacotes opcionais disponíveis para o Nivus 2025. O Outfit oferece elementos para incrementar o visual, como teto, retrovisores, maçanetas e frisos pintados de preto piano, e está disponível para a versão Highline. O outro pacote opcional é o ADAS, que reúne os recursos de assistência à condução. Além dos já conhecidos, como controle de cruzeiro adaptativo ou o assistente saída de vaga traseira, agora oferece também assistente de faixa, detector de ponto cego com marcação nos retrovisores externos e o Park Assist para manobras de estacionamento em vagas paralelas e perpendiculares. Na versão Highline, como o das fotos, segue equipado com 06 airbags, câmera de ré e controles eletrônicos de tração e estabilidade.
É assim que o Nivus 2025 chegou às lojas e agora, fica a expectativa de como será o a versão GTS, opção com apelo esportivo deste bonito SUV Coupé.
VW Nivus Highline 200 TSI 2025: R$ 160.790,00