
Produzir etanol apenas a partir da cana-de-açúcar já é coisa do passado. Além do milho, bastante utilizado nos Estados Unidos, por exemplo, a boa notícia é que agora é possível extrair etanol até de resíduos alimentares. Isso mesmo, esse modelo de extração já existe graças à iniciativa da Ambipar, empresa especializada em gestão e soluções ambientais, que inaugurou seu primeiro posto de combustível que oferece etanol produzido a partir de resíduos da indústria alimentícia. Batizado de Ambiálcool, o projeto foi inaugurado em Nova Odessa (SP), com a abertura de um posto que vai abastecer a frota de veículos leves da companhia.
Etanol de resíduos alimentares começou na limpeza e foi para o tanque do automóvel
Concebido em 2021, a partir do uso de resíduos de açúcar varridos no Porto de Santos, o processo tomou corpo e a Ambipar ampliou o raio de ação ao passar a produzir álcool proveniente de sobras dos processos produtivos. Entre as indústrias fornecedoras dos resíduos alimentares para produção de etanol, estão as de balas, chocolates, biscoitos, macarrões e de pães. Cada tonelada dos resíduos, desde que tenha alto teor de açúcar (acima de 35% na escala Brix, que expressa o teor de açúcar dissolvido em uma solução), pode render de 200 a 350 litros de álcool concentrado. “É um trabalho que valoriza resíduos que podem causar impactos ambientais e de custos, transformando-os em um produto nobre e de alto valor. E quanto mais amido e sacarose tiver o resíduo, mais álcool ele produz”, explica Gabriel Estevam, engenheiro ambiental e diretor corporativo de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Ambipar.
Mais de meio milhão de litros de etanol já foram produzidos
Desde o início do projeto, já foram produzidos pelo menos 500 mil litros de álcool, nas versões 46%, destinado à limpeza, e 70%, para higienização, além do etanol combustível. Por mês, a Ambipar processa mais de 500 toneladas de resíduos da indústria de alimentos. “O Ambiálcool é inovador e feito a partir de fontes secundárias. O que é interessante porque o Brasil produz muito álcool a partir da cana-de-açúcar e estamos utilizando resíduos que geram impactos na sua destinação convencional, que passou por todos os testes de qualidade de órgãos de controle e fiscalização”, destaca o pesquisador.
Projeto que produz etanol a partir de resíduos rendeu premiação
No mês passado, a Ambipar conquistou o “Green Product Awards 2025”, premiação internacional que reconhece produtos de empresas e startups que se destacam em sustentabilidade. O projeto, único da América Latina reconhecido nesta edição, venceu na categoria Audiência ao superar mais de 1.500 trabalhos inscritos de mais de 45 países.