Benê Gomes

RAM lança nova linha das picapes 2500 e 3500

Picapes grandes ficaram ainda mais fortes com atualização do motor 6.7 turbodiesel, agora com 436 cavalos de potência

RAM 3500 Longhorn 2025
Foto: Divulgação
RAM 3500 Longhorn 2025

A RAM do Brasil lançou, de uma só vez, a linha 2025 das suas picapes 2500 e 3500, que receberam atualizações visuais, mecânicas e tecnológicas. Picapes grandes e robustas, 2500 e 3500 se diferenciam, basicamente, por detalhes visuais, equipamentos e capacidade de reboque e de carga. Com a chegada da nova linha, a RAM passa a comercializar no Brasil apenas uma versão da 2500, a Laramie (saiu a Night Edition), e duas da 3500, Laramie Night Edition e Longhorn.  

RAM 2500 Laramie 2025
Foto: Divulgação
RAM 2500 Laramie 2025

No visual externo as picapes seguem muito imponentes, mas agora com uma nova proposta para o desenho dos faróis de led, das luzes auxiliares de neblina com função cornering, e também da grade com o logo da marca em nova posição. Na versão da 3500 Laramie Night Edition, o estilo frontal é bastante chamativo graças ao capô esportivo exclusivo, enquanto na lateral recebeu novas rodas de liga leve de 18” na 2500 Laramie, que conta ainda com estribo cromado e fixo (na 3500 o estribo é retrátil por comando elétrico). Na traseira, as lanternas full led foram redesenhadas, fechando a proposta visual com as clássicas luzes de posição posicionadas no teto.

Foto: Divulgação
RAM 3500 Laramie Night Edition

Dentro, foi reforçada a dose de conforto e tecnologia, com destaque para o quadro de instrumentos com tela colorida configurável de 12,3”, o novo desenho do console e uma nova central multimídia com tela de 14,5” polegadas, onde é possível conferir, entre outros, o sistema de câmeras com visão 360° ou acessar todos os recursos do Ram Connect, que oferece serviços como monitoramento do veículo, Wi-Fi embarcado e acesso remoto via aplicativo. Uma câmera adicional, voltada diretamente para a caçamba, também pode ser visualizada no multimídia para acompanhar a carga posicionada no compartimento. A RAM destaca ainda o conforto acústico no interior da cabine, garantido por isolamento reforçado (para-brisas e vidros dianteiros são acústicos) e pelo sistema de cancelamento ativo de ruído, que detecta sons indesejáveis e emite ondas em frequência oposta, eliminando o barulho - tecnologia presente nos fones de ouvido na primeira classe de aviões. A linha 3500 ainda inclui um exclusivo sistema de som certificado Harman Kardon com 16 alto-falantes,  mais um subwoofer de 10” e 750W de potência (na 2500 o sistema de som é Alpine). 

Foto: Divulgação
RAM 2500 Laramie 2025

Na 3500 Limited Longhorn, a sofisticação sob o nível com a presença de materiais nobres, incluindo madeira legítima certificada e couros com filigranas. Traz também o retrovisor digital 3.0 que projeta imagens da câmera traseira posicionada na terceira luz de freio no espelho central. Caso a picape esteja rebocando um implemento, ele também é capaz de projetar imagens das duas câmeras laterais ou uma combinação dessas câmeras mais uma terceira instalada no trailer, vendida separadamente como acessório Mopar. Para o passageiro do banco dianteiro direito, oferece uma tela sensível ao toque de 10,25” customizável com filtro de privacidade, que impede que o motorista veja as informações desta tela. 

Foto: Divulgação
RAM 3500 Longhorn

Ainda mais capacidade 

O já reconhecido alto padrão de performance e capacidade das picapes 2500 e 3500 alcançou um novo patamar graças às mudanças feitas no motor Cummins High-Output 6.7 Turbodiesel, que recebeu novos bloco, cabeçote, sistemas de admissão, escape e válvulas, filtros de óleo e combustível de fácil acesso, novas velas para partida a frio e novo turbocompressor refrigerado com geometria variável. O resultado direto foi o aumento de força, rendendo 436 cavalos de potência e 148,7 Kgfm de torque, acompanhado de outra novidade, o  novo câmbio automático de oito marchas TorqueFlite HD (projetado para suportar o alto volume de torque gerado pelo motor). Além disso, conta com tração 4x4 com reduzida e três modos de funcionamento: 4x2, 4x4 High e 4x4 Low. Com essas mudanças, os dois modelos garantem a condição de picapes com maior capacidade de reboque do mercado nacional. A 2500 pode puxar até 8.948 kg, enquanto a 3500 alcança 9.079 kg. Já a capacidade de carga da 3500 Limited Longhorn chega a 1.599 kg, e a da 2500 é de 1.001Kg.

Foto: Divulgação
RAM 3500 Longhorn 2025 com reboque

As novas picapes Heavy Duty 2025 da RAM contam com três cores: Prata Granite Crystal (metálica), Preto Diamond (perolizada) e Branco Bright (sólida). E junto com as alterações da linha, veio também um ajuste na tabela de preços das picapes. 

Novos preços sugeridos da linha 2025:

2500 Laramie: R$ 559.990

3500 Laramie Night Edition: R$ 619.990 

3500 Longhorn: R$ 679.990