
Lançamento exclusivo da Mercedes-Benz para o Busworld 2025, o eINTOURO é o primeiro ônibus intermunicipal 100% elétrico da marca. Ele foi apresentado para imprensa nesta sexta-feira, dia 03, em Bruxelas, onde acontece o evento. Entre os destaques, está a autonomia de 500 Km, a tecnologia de ponta e a capacidade para transportar até 63 passageiros, conforme a configuração escolhida pelo cliente. Equipado com chassi de propulsão elétrica, o eINTOURO reúne a experiência adquirida pela marca com os já bem-sucedidos eO500U (este comercializado no Brasil) e eCitaro (que conta versões 100% elétricas na Europa, uma delas movida a célula de hidrogênio, todas voltadas para circuito urbano).

O ônibus pode receber carrocerias de até 13,2 metros e o conjunto de baterias pode ser totalmente carregado em pontos de recarga rápida em até 2,5 horas. Outro diferencial está na escolha das baterias com tecnologia LFP (fosfato de ferro-lítio), enquanto as configurações futuras contarão com as novas baterias NMC4 (níquel-manganês-cobalto), o que vai garantir alcance prolongado e mais sustentabilidade, sem emissões e baixo ruído operacional. Mas do ponto de vista de uso para os passageiros, o eINTOURO aposta em conforto e conectividade. Oferece piso baixo para acesso facilitado e módulos de telemetria embarcada, que permitem monitorar em tempo real o desempenho do veículo e otimizar a operação. Traz também os retrovisores digitais com imagens de câmeras no lugar dos tradicionais espelhos externos (sistema MNirror Cam, que equipam os caminhões Actros no Brasil)
Sem previsão de vir para o Brasil
Ao questionar a Mercedes sobre a possibilidade de termos o eINTOURO no Brasil, Mauricio Yamamoto, gerente sênior de ônibus do Regional Center Daimler Latina, explicou que o nosso mercado de ônibus tem uma característica particular: “No Brasil, o ônibus é tradicionalmente fabricado com a separação entre chassi e carroceria (que é produzida por fornecedores parceiros); diferente da Europa, onde marcas como a Mercedes-Benz, tradicionalmente produzem ônibus integrais”. Portanto, dentro desse cenário, conforme destacou o executivo, é difícil imaginar a produção de um novo modelo elétrico como e-INTOURO no país. Por hora, o foco da marca no Brasil é seguir atendendo o transporte urbano com uma opção eletrificada, o eO500U. Mas também não está totalmente descartada a ideia de lançar um modelo elétrico intermunicipal no futuro.
*Viagem a convite da Mercedes-Benz do Brasil