
Lançado em maio deste ano no Brasil, o Hyundai Kona chega aqui importado da Coreia do Sul e conta com duas versões de acabamento: Ultimate e Signature. Ele é equipado com um sistema de propulsão híbrido pleno, formado pelo motor Kappa 1.6 aspirado, um motor elétrico e a transmissão de dupla embreagem - DCT - de seis velocidades. Equipado com uma bateria de íon de lítio de 1,32 kWh, entrega a potência máxima combinada de 141 cavalos e 27 Kgfm de torque. Mas o ponto forte dele, como se espera de um bom modelo com propulsão híibrida, são as médias de consumo: 18,4 Km/l na cidade e 16 Km/l na estrada. Mas vale lembrar, esses números podem ser superados com certa facilidade se a economia de combustível for prioridade para o motorista que assume o volante do Kona.

Posicionado no segmento dos SUVs médios, o Kona tem medidas praticamente iguais a do Toyota Corolla Cross, com 4,35 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,58 m de altura e entrre-eixos de 2,66 m. No que ele sai perdendo em relação ao modelo Toyota é o tamanho do porta-malas, com capacidade para 407 litros (contra 440 litros do Corolla Cross). Já em relação ao acabamento, entrega clima sofisticado e espaço confortável para cinco pessoas. Entre os destaques, tem painel de instrumentos digital configurável TFT de 12,3”, multimídia também de 12,3” e com conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, sistema de câmeras 360º (na versão Signature), carregador por indução, ar-condicionado digital de duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico e acionamento também elétrico do porta-malas. O console central alto tem bom espaço para objetos, já que a alavanca do câmbio automático fica posicionada na coluna de direção (pra mim, numa posição pouco confortável).
Seguro e estável
O Kona Hybrid é bem-servido de itens de segurança, com direito ao pacote ADAS completo, que reúne assistente de frenagem autônoma - com detecção de automóveis, pedestres e ciclistas à frente - monitoramento de tráfego cruzado traseiro, assistente de ponto cego, alerta de colisão frontal, assistente de permanência e centralização em faixa, controle de cruzeiro adaptativo com função “stop & go”, 06 airbags, farol alto automático, entre outros recursos. Mas um dos seus refinamentos e que o coloca um patamar acima dos concorrentes diretos no Brasil, é o conjunto de suspensão traseira independente multi-link, detalhe que torna a dirigibilidade muito mais precisa e segura.
No desenho externo, tem uma proposta um pouco ousada, com toques futuristas que agradam muitos, mas que também gera discussões. O Kona traz a nova linguagem de design global Seamless Lighting, já presente em lançamentos recentes da Hyundai, onde o destaque são os faróis conectados por uma faixa de luz contínua (disponível na versão topo Signature), os paralamas são proeminentes e é equipado com rodas de liga leve de 18” com acabamento diamantado
O Hyundai KONA Hybrid tem garantia 5 anos, com exceção da bateria principal e itens periféricos (motor elétrico, unidade de controle de energia híbrida, gerador de partida híbrido, relés de potência e chicotes de alta tensão), para os quais o período de cobertura é de 8 anos ou 160 mil km. Ele é mais um modelo que chegou para reforçar a ofensiva da marca no segmento eletrificados no Brasil, ao lado do também recém-lançado IONIQ 5 (100% elétrico).
Preços Hyundai Kona
Ultimate: R$ 214.990
Signature: R$ 234.990