
Fruto da parceria entre a Horse Powertrain e a Marcopolo para o desenvolvimento de tecnologia híbrida flex para ônibus, o projeto Ranger Extender (REX), contou também com a participação da WEG (empresa nacional especializada em equipamentos elétricos). E a Marcopolo aproveitou o Busworld 2025 para mostrar aos europeus o sistema Horse H10 REX, formado por um motor combustão 1.0 de 3 cilindros (o mesmo do Renault Kardian brasileiro), porém, movido exclusivamente a etanol, mais um conjunto de motores elétricos (ainda não detalhado pelas empresas), e um pack de baterias de 122 kWh. O grande diferencial desse sistema é que o motor a combustão não traciona as rodas, atuando apenas como um gerador de energia para manter a carga das baterias.

Compatível com arquiteturas elétricas de até 800 V, o sistema permite carregamento rápido e oferece até 450 Km de autonomia para o micro-ônibus Marcopolo Volare Attack 9 Hybrid, o protótipo apresentado nesta edição da Busworld 2025. Esse protótipo já foi mostrado no Brasil, durante a Lat.Bus 2024, feira voltada ao setor de transporte rodoviário de passageiros. Primeiro híbrido a etanol do segmento no Brasil, o modelo deve ser lançado oficialmente no mercado nacional no segundo semestre de 2026, segundo uma fonte da empresa.

Horse terá novidade para o Brasil
Com oito fábricas em sete países e centros de pesquisa avançada, a Horse produz 3,2 milhões de unidades por ano e tem diferentes projetos voltados para o processo de transição para motorização mais limpa em escala global. O sistema Horse H10 REX é mais uma ação da empresa para consolidar sua estratégica no mercado brasileiro, onde tem, como grande referência, a produção de motores para a Renault do Brasil, incluindo os motores turbo flex HR10 (1.0) HR13 (1.3), em sua unidade em São José dos Pinhais, no Paraná. Consultado sobre novos investimentos no Brasil, uma fonte da empresa presente em Bruxelas revelou que a Horse terá uma importante novidade para o mercado nacional, com expectativa de anúncio oficial até o final do ano.