
A linha 2026 do Chevrolet Onix chegou em setembro passado e com novidades tecnológicas impulsionadas pela inteligência artificial (IA), como a marca bem destacou na apresentação do modelo. Segundo a General Motors do Brasil, no desenvolvimento do Onix 2026 foram usados supercomputadores e algoritmos inteligentes para recalibrar suspensão, direção e as respostas dinâmicas, além das alterações no desenho de peças como o para-choque, que ganhou ângulo de ataque maior para reduzir as dificuldades do modelo para superar as conhecidas valetas de nossas ruas.

Um dos destaques da linha Onix é a versão com apelo esportivo, a RS ( como a das fotos) que recebeu também todos esses ajustes e manteve os diferenciais visuais característicos. Ele é bonito por fora, com nova grade em preto brilhante, teto na cor preta, novas rodas de liga leve aro 16” escurecidas, saias laterais, aerofólio e faróis full-LED com máscara negra. Dentro, segue a proposta com a maior parte dos revestimentos escurecidos, detalhes em vermelho, como as costuras aparentes em diferentes pontos, acabamento que imita fibra de carbono no painel, e outra melhoria interessante: o novo conjunto de telas digitais, de 8 polegadas para o painel de instrumentos e de 11” para a central multimídia (item de série a partir da versão LT). A conectividade é completa, com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, wifi nativo e com capacidade para conectar até sete dispositivos.

O conjunto de motor e câmbio do Onix RS segue o mesmo, com o bom 1.0 turbo flex de três cilindros, mas com um importante aprimoramento: o sistema de injeção direta de combustível. Mas, antes que se empolgue, isso não se refletiu em mais força para o motor, que entrega 116 cavalos de potência e 16,8 Kgfm de torque. Essa alteração foi fundamental para adequar o modelo às novas normas de emissões. Na versão RS, o câmbio é automático de 06 marchas e, outro item sensível do Onix, a correia dentada banhada a óleo, foi devidamente reforçada para eliminar os problemas registrados em modelos da linha anterior. O Onix RS acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e registra consumo de 12,2 Km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada com gasolina (ciclo Inmetro). O carro vai bem com esse conjunto, longe de reações esportivas, mas é competente no que se propõe, com suspensão acertada para entregar segurança ao volante e conforto para os passageiros.

Entre os itens de segurança, traz um pacote correto, com 06 airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sensor de estacionamento traseiro, alertas de ponto cego e de pressão dos pneus. Mas nesta lista ficam de fora os sensores de estacionamento dianteiros e o sistema de estacionamento automático que, vejam só, estão disponíveis na versão Premier, que é mais barata. Ou seja, quem prefere o Onix com visual esportivo, paga mais pelos acessórios visuais e leva menos recursos de segurança.
Preço Chevrolet Onix RS 2026: R$ 130.190