
Quem foi ao estande da Toyota no Salão do Automóvel de São Paulo esperando conferir apenas o novo Yaris Cross e os modelos já conhecidos da marca - o que não seria pouco - teve uma boa surpresa ao ver de perto o esportivo GR Yaris. E o melhor, ficou sabendo que ele está confirmado para o Brasil em abril de 2026. Inspirado no carro que conquistou o Campeonato Mundial de Rali (WRC) de 2025 e com duas rodadas de antecedência, o poderoso hot hatch será oferecido em versões com câmbio manual de seis marchas ou automático de oito marchas GR-DAT, ambos calibrados para entregar respostas rápidas e autêntico purismo na pilotagem.

Sob o capô, o GR Yaris conta com o motor 1.6 turbo de três cilindros, com pistões forjados, sistema de injeção de combustível D-4ST com pressão elevada para 260 bar, entre outros refinamentos mecânicos. Com isso, entrega 300 cavalos de potência e 40,2 kgfm de torque, força potencializada pelo peso do esportivo - apenas 1.305 Kg na versão manual e 1.325 na automática – acompanhado da tração integral GR-Four (a mesma do GR Corolla), com três modos de distribuição de torque, esta uma herança direta das pistas de rali.

Como foi construído sobre uma estrutura desenvolvida exclusivamente pela Toyota Gazoo Racing, traz diferenciais na carroceria, como maior rigidez graças ao uso de cerca de 15% a mais de pontos de solda e adesivos estruturais. Já o conjunto de suspensão independente é do tipo McPherson na frente e double wishbone atrás. E o pacote esportivo inclui ainda freios de alta performance.

No visual, tem exclusivas entradas de ar dianteiras para ajudar na aerodinâmica e na refrigeração do motor, os para-lamas são alargados para abrigar as rodas forjadas, exatamente como nos carros de corrida. Na traseira, mais saídas de ar para reduzir a resistência aerodinâmica, melhorar a dirigibilidade e a estabilidade, além de ajudar a dispersar o calor do sistema de escape. Até as luzes de neblina e de ré foram retiradas do para-choque para reduzir o risco de danos durante possíveis colisões em competições, enquanto aerofólio perdeu a terceira luz de freio para facilitar sua substituição ou personalização.

Por dentro, o projeto da cabine é totalmente focada no motorista, desenvolvida sob o conceito driver-first, com inspiração nos veículos de competições de rali. Os bancos esportivos são mais baixos, o console central é inclinado em 15° para melhorar a visibilidade e há espaço para a instalação de mostradores ou de um monitor para copiloto à frente do passageiro. Para facilitar a leitura de informações, tem quadro de instrumentos digital de 12,3” com modos de visualização normal e esportivo. Nas versões automáticas, são exibidas a temperatura do óleo da transmissão e alertas de redução para as marchas. Para reforçar a ergonomia de um legítimo esportivo, a borda superior do painel foi rebaixada em 50 mm e o espelho retrovisor foi reposicionado.

Por que o GR Yaris é tão cultuado?
O GR Yaris conquistou status de ícone por ser um “Homologation Special” raro nos dias atuais (é um carro de corrida homologado para as ruas). Desenvolvido do zero pela Gazoo Racing, com chassis único, tração integral avançada e motor de alta performance, entrega esportividade extrema no asfalto ou na terra, algo bastante exclusivo pensando que se trata de um modelo compacto de produção.

Além disso, tem no currículo os resultados expressivos no Mundial de Rali (WRC), com títulos consecutivos de construtores desde 2022 e muitas vitórias em etapas como Monte Carlo, Safari e Finlândia, o que comprova sua engenharia devidamente testada em pistas de competição de alto nível. Não por acaso, muitos o consideram melhor hot hatch da década pela ousadia técnica sem compromissos comerciais. É com esse histórico que o GR Yaris chegará ao Brasil em 2026.