
O Mercedes-Benz GLE 450D é uma referência em sofisticação, espaço interno e força para acelerar, seja no asfalto ou em trilhas radicais. Vendido no Brasil nas carrocerias coupé e SUV, traz sob o capô um conjunto de propulsão híbrida pouco comum no Brasil, que utiliza um motor a combustão movido a diesel. O conjunto é formado pelo motor 3.0 de 6 cilindros em linha, mais uma arquitetura elétrica de 48V, onde um pequeno motor elétrico atua como gerador e motor de partida, e também gera força adicional para o motor a combustão, mas em condições específicas, como em arrancadas e retomadas, mas nunca traciona diretamente as rodas.

O GLE 450D entrega 367 cavalos de potência, um poderoso torque de 76,5 kgfm, e a transmissão é a 9G-TRONIC, automática de nove marchas com tração integral. Nas medições pelo ciclo Inmetro, faz médias de 8,4 Km/l na cidade e 10,6 Km/l na estrada, com garantia de autonomia acima dos 1.000 Km com um tanque. Mesmo com peso acima das duas toneladas, o GLE 450D consegue acelerar como um esportivo, fazendo de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos. Um cenário reforçado ainda pelo refinado conjunto de suspensão adaptativa AIRMATIC, que conta com bolsas de ar no lugar nas tradicionais molas helicoidais, e que é capaz de fazer ajustes da carga de cada amortecedor individualmente em milissegundos. Tem cinco modos de condução: ECO, Normal, Confort, Off-road, Sport e Individual.

No quesito conforto e conectividade, além do acabamento sofisticado com muito couro, teto solar panorâmico, ar-condicionado de quatro zonas, entre muitos outros, esta geração do GLE 450D traz recursos avançados e apoiados em modernas tecnologias, como é o caso da função "capô transparente". Com o modo off-road ativado, o sistema de câmeras 360° projeta no painel uma visão do terreno logo à frente das rodas dianteiras, facilitando as manobras quando é preciso desviar de pedras e buracos em trilhas radicais.

Conta com duas telas digitais de 12,3 polegadas formando um conjunto único, uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia, que oferece vários recursos que podem ser comandados pelo sistema de voz da Mercedes, o MBUX (Mercedes-Benz User Experience). Destaque também é o sistema de navegação com realidade aumentada, que utiliza imagens reais da câmera frontal do SUV para sobrepor as setas indicativas de direção do sistema.

No cenário atual do mercado brasileiro, onde os SUVs premium seguem a tendência da eletrificação – seja com propulsão 100% elétrica ou com os conjuntos híbridos - o Mercedes GLE 450D figura, de certa forma, como um modelo “contra-corrente”, já que segue apostando no tradicional motor diesel, mesmo se tratando de uma versão híbrida. Um diferencial que certamente agrada boa parte dos clientes da marca.